Moradores bloqueiam BR-163 entre Rurópolis e Santarém para cobrar recuperação da rodovia

A interdição sobre uma ponte gera 2 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos. Cerca de 50 pessoas estão manifestando, liberando apenas casos de urgência.Moradores bloqueiam BR-163 entre Rurópolis e Santarém para cobrar recuperação da rodovia — Foto: PRF/Divulgação

Moradores bloquearam a BR-163 entre Rurópolis e Santarém nesta quarta-feira (24). O protesto cobra a recuperação do pavimento da rodovia no oeste do Pará.

A interdição sobre uma ponte gera 2 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos. Cerca de 50 pessoas participam da manifestação, liberando apenas casos de urgência.

O tráfego terá liberações temporárias a cada seis horas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, foi procurado pela reportagem, mas não se manifestou até a publicação da matéria.

Moradores e usuários da BR-163 bloquearam, às 12h desta quarta-feira (24), o km 792 da rodovia, entre Rurópolis e Santarém, no oeste do Pará.

O grupo cobra obras de recuperação da estrada e afirma que as condições do pavimento comprometem a segurança de quem trafega pelo trecho.

De acordo com as informações repassadas pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal, que acompanham a manifestação, o bloqueio provoca cerca de 2 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da rodovia.

Segundo os manifestantes, o protesto foi motivado pelo estado precário do pavimento no trecho entre os dois municípios.

Eles reivindicam a realização de serviços de recuperação e manutenção da estrada, considerada uma das principais vias de transporte da região.

Não há rotas alternativas para os motoristas, já que a interdição ocorre sobre uma ponte.

No local, os manifestantes montaram uma estrutura de apoio para permanecer durante o ato.

Casos considerados urgentes estão sendo avaliados pelos organizadores. Pessoas em tratamento de saúde, viaturas das forças de segurança e cargas vivas podem ser liberadas para passagem.

A manifestação é acompanhada por equipes da PRF. Até o momento, não há registro da presença de outras forças de segurança no local.

Cerca de 50 pessoas participam do protesto às margens da rodovia.

A primeira liberação do tráfego estava prevista para as 18h. Após esse período, a rodovia deveria ser novamente interditada.

Novas liberações devem ocorrer em intervalos de seis horas.

Segundo os organizadores, a manifestação deve continuar durante a noite e poderá se estender pelos próximos dias, até que haja uma resposta do órgão responsável às reivindicações apresentadas pelo grupo.

O g1 aguarda o retorno do posicionamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT.

Local: BR-163, entre Rurópolis e Santarém
Tema: Bloqueio, protesto, rodovia, recuperação da estrada

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários