Com a presença do arcebispo e do presidente da câmara, a celebração marcou o agradecimento da população e encerrou com o tradicional corte do bolo comemorativo.
A tradicional Missa Mocoronga marcou as comemorações do aniversário de 365 anos de Santarém nesta segunda-feira (22). Realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a celebração religiosa reuniu moradores e autoridades para homenagear a história e a identidade cultural do município.
A liturgia foi presidida pelo arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman. Durante a cerimônia, o líder religioso abordou a importância da celebração, que se destaca por incorporar elementos da cultura local. As letras da missa foram adaptadas pelo professor Emir Bemerguy para acompanhar as composições musicais regionais do maestro Wilson Fonseca (Isoca) e de José Agostinho da Fonseca.
O prefeito Zé Maria Tapajós também participou da homenagem. O gestor pontuou a necessidade de, em meio à extensa agenda de festividades, a população e os representantes dos diversos setores da sociedade reservarem um tempo para agradecer a Deus pelas graças alcançadas pela cidade.
A formatação da Missa Mocoronga consolidou-se na gestão do bispo Dom Tiago. O uso do termo “mocorongo” no título da celebração reflete a forte identidade cultural do município. Ao contrário de outras regiões onde a palavra pode ter conotação pejorativa, em Santarém ela é abraçada como um símbolo histórico de pertencimento.
A escolha da data para a celebração remete a 1981, quando pesquisas do próprio maestro Isoca nos arquivos do Vaticano comprovaram que 22 de junho de 1661 era o registro mais antigo da fundação do município, marcando a chegada do jesuíta João Felipe Bettendorff à foz do rio Tapajós.
Após a cerimônia religiosa, a programação segue com o tradicional canto de parabéns para Santarém. O evento é finalizado com a distribuição de um bolo comemorativo, promovendo a confraternização entre a comunidade presente.
Fonte: g1 Santarém

0 Comentários