Bloqueio na BR-163 entre Rurópolis e Santarém chega ao 3º dia; moradores cobram melhorias na pista

Interdição começou na manhã de quarta-feira (24). Manifestantes cobram do Dnit obras urgentes de recuperação da rodovia e asfalto.O bloqueio na BR-163 entre Rurópolis e Santarém chegou ao 3º dia nesta sexta-feira (26). Os moradores protestam contra o estado de conservação da rodovia.

Sem rotas de desvio, o congestionamento atinge 3 quilômetros em ambos os sentidos. Cerca de 150 manifestantes permanecem concentrados no local.

Houve uma liberação temporária de veículos nesta sexta-feira (26) às 17h. Depois, novas aberturas parciais ocorrerão apenas em intervalos de 24 horas.

Manifestantes conversam com a PRF — Foto: Divulgação/PRF

O bloqueio na BR-163, no trecho que liga os municípios de Rurópolis e Santarém, no oeste do Pará, chegou ao seu terceiro dia consecutivo nesta sexta-feira (26). Segundo as lideranças do movimento, o protesto continua ativo por tempo indeterminado devido ao péssimo estado de conservação da rodovia, o que, de acordo com os moradores, tem comprometido gravemente a segurança viária na região.

Por conta do fechamento, que ocorre estrategicamente em cima de uma ponte, não há rotas de desvio disponíveis para os motoristas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o congestionamento já atinge cerca de 3 quilômetros de extensão em ambos os sentidos da rodovia federal, crescente e decrescente.

No local, cerca de 150 manifestantes permanecem concentrados às margens da pista. O grupo montou uma estrutura de apoio para o abastecimento e o preparo de alimentação própria para garantir a permanência no ato, que deve se prolongar durante a noite e os próximos dias, até que haja uma resposta formal do órgão competente.

Liberações parciais e exceções

Bloqueio na BR-163 iniciou na quarta (24) — Foto: Divulgação/PRF

Apesar do fechamento total para o tráfego comum, as lideranças informaram que estão avaliando situações sensíveis. Ambulâncias, pessoas em tratamento de saúde, viaturas de segurança pública e caminhões com cargas vivas estão tendo a passagem liberada após análise dos manifestantes.

Além disso, houve uma abertura temporária da via a partir das 17h desta sexta-feira para dar vazão a parte do fluxo de veículos retido. Logo em seguida, a rodovia será fechada novamente. A previsão do movimento é adotar novas aberturas parciais apenas em intervalos de 24 horas.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Pará acompanham a manifestação no local para garantir a segurança e monitorar a situação do tráfego.

Em nota, o DNIT informou que as ordens de serviço para o início das ações de manutenção da BR-163/PA foram assinadas nesta sexta-feira (26). As empresas contratadas no âmbito do contrato emergencial já estão mobilizadas e iniciarão imediatamente os trabalhos no trecho entre Rurópolis e Santarém.

Ainda segundo a nota, as intervenções contemplam ações de recuperação do pavimento e correção dos pontos críticos da rodovia, com o objetivo de restabelecer as condições adequadas de trafegabilidade.

O DNIT informou ainda que segue monitorando a situação no trecho e atuando para garantir a circulação segura de veículos e o atendimento das demandas da população e dos transportadores que utilizam a rodovia.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários