Brasileiro marca golaço contra o Benfica, mas noite em Lisboa é marcada por polêmica; Mbappé afirma que argentino chamou camisa 7 de “macaco” cinco vezes.
Divulgação
A noite desta terça-feira (17) no Estádio da Luz deveria ser lembrada apenas pelo golaço de Vinícius Júnior na vitória do Real Madrid sobre o Benfica por 1 a 0, pelo playoff da Liga dos Campeões. Mas, mais uma vez, o futebol europeu assistiu a uma cena tristemente familiar: o atacante brasileiro foi alvo de racismo e precisou interromper a partida para denunciar o crime.
Aos cinco minutos do segundo tempo, Vini recebeu de Mbappé na esquerda e bateu colocado da entrada da área, acertando o ângulo do goleiro Trubin. Na comemoração, dançou próximo à bandeirinha de escanteio, perto da torcida adversária. Jogadores do Benfica foram tirar satisfações, e o árbitro francês François Letexier aplicou cartão amarelo ao brasileiro.
Quando a confusão parecia controlada, Vini correu em direção ao juiz apontando para o atacante argentino Gianluca Prestianni. Imagens da transmissão mostraram o jogador do Benfica tapando a boca com a camisa enquanto se dirigia ao brasileiro. Letexier acionou imediatamente o protocolo antirracismo da Uefa, cruzando os braços sobre a cabeça e paralisando a partida por cerca de dez minutos.
Minutos após o apito final, Vini Jr. publicou um longo manifesto em suas redes sociais. O texto, que rapidamente viralizou, expõe a frustração do atacante com a repetição dos episódios e com a ineficácia dos protocolos.
“Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família”, escreveu.
O brasileiro também questionou o cartão amarelo que recebeu pela comemoração e criticou a condução do caso pela arbitragem. “Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário”.
Ao final da mensagem, Vini fez questão de mandar um recado para o jogo de volta: “Bernabéu, nos vemos lá”, marcado para o próximo dia 25.
Por Erika Marinho, Estagiária, com Roma News

0 Comentários