Animal foi levado ao Centro de Zoonoses para avaliação veterinária e aguarda perícia solicitada pela autoridade policial.
Cachorro é arrastado por casal no bairro Área Verde — Foto: Redes Sociais/ Divulgação
A Polícia Ambiental apresentou na manhã deste sábado (21) na 16ª Seccional de Santarém, no oeste do Pará, a mulher que aparece em um vídeo puxando um cachorro com uma corda enquanto uma motocicleta circula pela via pública. As imagens repercutiram nas redes sociais e levantaram suspeitas de maus-tratos.
O sargento Israel, da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAM), informou que a denúncia foi recebida pela manhã e que a equipe foi até o endereço para verificar a situação.
“Hoje pela manhã nós recebemos essa denúncia de um possível maus-tratos e fomos verificar essa situação. Verificamos lá o endereço, identificamos o animal, conduzimos para a delegacia a possível acusada de maus-tratos”, afirmou.
Avaliação do animal
O animal foi encaminhado para uma avaliação técnica. “O animal foi levado para os Zoonoses, foi feita uma avaliação pelo médico veterinário e está aguardando mais uma outra perícia que o delegado estará pedindo para verificar essa situação de maus-tratos”, explicou o sargento.
Irregularidade no transporte do animal
O sargento também destacou que a legislação prevê punição para esse tipo de conduta. “Infelizmente, muitas pessoas desconhecem a Lei 9.605. Em 2020, ela foi agravada, e cabe pena de reclusão de dois a cinco anos. Essa situação do transporte do animal configura um possível maus-tratos, da forma que ele foi conduzido, arrastado pela via pública.”
Reconhecimento do erro
A suspeita foi apresentada à delegacia e reconheceu o erro. “Eu tô aqui, vim falar com o delegado, não tô me escondendo. Se eu errei, vou pagar pelo erro, com certeza”, afirmou. Ela explicou que estava em processo de mudança e que o homem na motocicleta era seu marido. “Com certeza eu tô errada, porque fui puxando ele na corrente. Reconheço meu erro, por isso eu tô aqui.”
Próximos passos
O caso segue sob apuração da autoridade policial, que deverá analisar os laudos e definir os encaminhamentos legais.
Fonte: G1 Santarém

0 Comentários