Procura pela primeira CNH cresce 38% no Pará, aponta Detran

O aumento reflete a modernização e ampliação do acesso aos serviços de habilitação.Divulgação 

O Detran do Pará registrou um aumento de 38% na abertura de processos para emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A (motocicletas) e B (automóveis), no período de 1º a 31 de janeiro de 2026. Este crescimento indica maior acesso da população aos processos de formação de condutores, além de refletir as melhorias no atendimento e modernização implementadas pelo órgão.

Ao todo, foram registradas 89.018 solicitações de primeira habilitação, em comparação às 64.190 do mesmo período em 2025. Esse número é resultado de monitoramento contínuo realizado pelo Detran, que acompanha os indicadores de demanda dos serviços.

Medidas de modernização e acesso

A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, destacou que o crescimento está vinculado às ações de modernização, como a implementação de tecnologia e melhoria dos fluxos processuais, bem como a ampliação dos canais digitais de atendimento. O objetivo é proporcionar mais celeridade, transparência e segurança no processo de habilitação.

Programa CNH do Brasil

O aumento também ocorre em um contexto de fortalecimento de iniciativas como o Programa CNH do Brasil, que visa promover a inclusão social ao oferecer oportunidades para a população iniciar o processo de habilitação de forma gratuita ou subsidiada. O programa cobre etapas como exames médicos, cursos teóricos e práticos, provas e taxas, permitindo que os beneficiários realizem todas as fases do processo sem comprometer sua renda familiar.

Ana Carolina Sampaio, diretora de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos, ressaltou que a iniciativa contribui para a regularização de condutores e melhora a segurança no trânsito.

A expectativa do Detran é de manter o crescimento ao longo de 2026, com investimentos no aprimoramento dos sistemas e qualificação do atendimento, visando a redução de sinistros e a preservação de vidas no trânsito.

Fonte: Ascom Detran

0 Comentários