Primeiro 'Carnasarau' propõe reflexão sobre máscaras sociais durante o Carnaval em Santarém

Evento une folia, poesia e debate sobre identidade e emoções na Escola do Parque da Cidade.Foto: Divulgação 

O clima carnavalesco ganha uma proposta diferente nesta quarta-feira (11) em Santarém, no oeste do Pará. A partir das 17h na Escola do Parque da Cidade, será realizado o primeiro Carnasarau, evento que mistura elementos tradicionais do Carnaval com apresentações artísticas e momentos de reflexão.

A iniciativa reúne música, poesia e debate em torno do tema “Mentiras e verdades, ilusão e realidade: qual é a sua máscara?”. A proposta utiliza a metáfora da máscara para provocar reflexões sobre identidade, emoções e papéis sociais.

A coordenadora do evento, Jaqueline França, explicou que a ideia surgiu a partir da necessidade de promover um espaço de expressão artística aliado ao autoconhecimento. “Bom, o Carnasarau que traz essa temática, mentiras e verdades, ilusão e realidade, qual é a sua máscara? Nós, nesse contexto, usamos a metáfora da máscara para pensar na sua condição de pessoa social.”, afirmou.

Ela destacou que o encontro também dialoga com conceitos como as “personas”, do psicólogo Carl Jung, ao propor uma reflexão sobre os papéis assumidos no cotidiano. Segundo Jaqueline, a arte tem papel transformador e integrador. “Nesse contexto também, a gente vai olhar um pouquinho para as personas, para as máscaras sociais do Jung.”, ressaltou.

O evento é resultado de um curso livre de organização de eventos, realizado em parceria com a Escola do Parque e o músico Valtinho Matos. A programação inclui apresentações musicais e poéticas de artistas consagrados e novos talentos da cidade.

Entre os convidados estão Valtinho Matos, integrantes do coletivo Batuque Santareno e a compositora Maria Lídia Mendonça, além de diversos poetas e poetisas da região.

Ao reforçar o caráter reflexivo da proposta, Jaqueline relacionou o tema ao debate sobre saúde mental. “A gente vem de um janeiro branco. Olha, o janeiro branco se fala muito nas doenças mentais. E a emoção, quando ela adoece, ela se apresenta na doença mental. Então, as emoções, quando elas não são bem sentidas, bem observadas, quando a gente não lê a mensagem que as emoções trazem, adoecemos. Então, aqui, neste evento, é o convite para tirar as máscaras.”, declarou.

O público é livre, voltado para artistas, professores, estudantes e apreciadores de arte. A organização convida a população a participar da experiência, que propõe diversão aliada à reflexão durante a quadra carnavalesca.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários