Formação envolve servidores dos Núcleos de Administração e Finanças (NAF), Engenharia, Planejamento, e Técnico de Projetos e Convênios (NTPC).
DivulgaçãoA Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), iniciou nesta quinta-feira (05) uma capacitação prática sobre a plataforma TransfereGov. A ação tem como objetivo ampliar a eficiência na captação, execução e prestação de contas de recursos federais destinados ao município.
A formação é conduzida pelo Núcleo Técnico de Projetos e Convênios (NTPC) e envolve servidores dos Núcleos de Administração e Finanças (NAF), e Técnico de Projetos e Convênios, reforçando a gestão, o alinhamento às novas normativas e a transparência no uso dos recursos públicos.
Na abertura da capacitação, o secretário da Semdip, Michell Martins, destacou a importância estratégica da plataforma para o município. “O TransfereGov é a plataforma oficial do Governo federal, por onde passam os recursos repassados aos municípios. O objetivo desta capacitação é alinhar os servidores às novas normativas vigentes e melhorar a velocidade de execução dos convênios”, ressaltou.
O TransfereGov é o sistema utilizado pelo Governo Federal para gerenciar transferências de recursos federais para estados, municípios e entidades civis. O curso é ministrado pela chefe do NTPC/Semdip, Mara Palma, e tem como foco multiplicar o conhecimento técnico sobre a utilização da ferramenta.
“Durante o treinamento, os participantes aprendem a identificar programas abertos para apresentação de propostas, compreender prazos e objetivos, além de elaborar, acompanhar e gerenciar projetos dentro do sistema. Ao final da capacitação, os servidores estarão aptos a conduzir todo o processo, desde a captação dos recursos até a prestação de contas”, explicou Mara Palma.
A capacitação encerra nesta sexta-feira (06) e conta com a participação de 20 servidores das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Educação (Semed), Esporte e Lazer (Semjel), Cultura (Semc), Infraestrutura (Seminfra), Saúde (Semsa), Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e Turismo (Semtur).
Fonte: Agencia Santarém


0 Comentários