PMJ discute implantação do Projeto Cinema Comunitário como ferramenta de educação, cultura e cidadania

Prefeitura de Jacareacanga busca transformar espaços públicos em locais de lazer, educação e integração para a juventude.Divulgação 

A Prefeitura Municipal de Jacareacanga, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma reunião para discutir a implantação do Projeto Cinema Comunitário no município, na manhã desta segunda-feira, 09/02.

O encontro contou com a presença da coordenadora do CRAS, Ellen Silva; da secretária municipal de Assistência Social em exercício, Tosalete Akay; da secretária municipal de Planejamento, Edileuza Viana; do coordenador do Programa Jovem Cidadão, Leonardo Lima; além de técnicos das respectivas secretarias. O objetivo da reunião foi apresentar o Projeto Cinema Comunitário, que será implementado em Jacareacanga como uma ferramenta educacional no âmbito público, de lazer, escolar e cultural.

Considerando a necessidade de retomada dos espaços públicos de uso coletivo, a gestão municipal tem buscado mecanismos de atuação para o resgate da cultura, do lazer e do entretenimento, visando incentivar, especialmente entre jovens e crianças, o hábito da cinemateca.

Durante a reunião, o coordenador do Programa Jovem Cidadão, Leonardo Lima, apresentou à Secretaria de Planejamento uma proposta para apoio e implementação do projeto. A partir disso, surgiu a ideia de integrar diversas secretarias municipais, transformando a proposta em uma ação intersetorial e atrativa para a juventude.Dessa forma, foram discutidos temas que poderão ser abordados nas campanhas educativas a serem desenvolvidas no município. Inicialmente, o foco principal do projeto será a retomada da Praça Cristina Ribeiro, proporcionando às crianças e adolescentes um espaço social seguro e confortável, promovendo entretenimento, saúde, bem-estar e educação por meio da iniciativa.

Com a exibição de filmes do cinema nacional, o projeto atenderá a classe estudantil, conforme previsto em lei no âmbito escolar. Há previsão de atuação em praças, quadras cobertas, anfiteatros, bairros da cidade, comunidades e aldeias, de acordo com o cronograma de execução.

O Projeto Cinema Comunitário não se limita à exibição de filmes, mas também tem como objetivo levar informações e orientações a crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres no convívio social. O município de Jacareacanga passa por um processo de transformação, o que reforça a necessidade de fortalecer políticas públicas que assegurem segurança a jovens, crianças e adolescentes nos espaços públicos.

A Secretaria Municipal de Planejamento, responsável pelo alinhamento e captação de recursos, contribuiu com ideias para que o projeto seja desenvolvido de acordo com as temáticas do calendário anual do município, oportunizando aos jovens aprendizado e a possibilidade de atuarem como multiplicadores.

A proposta vai além do cinema e inclui debates, rodas de conversa, produção de podcasts com alunos integrados à rede de apoio, integração das famílias nas dinâmicas de fortalecimento familiar e abordagens sobre meio ambiente, sustentabilidade, saúde, educação, gestão financeira, entre outros temas relevantes para o cotidiano da população.

O projeto contará com uma lei municipal, garantindo sua continuidade e evitando a descontinuidade das ações. A Secretaria Municipal de Planejamento será responsável pela estruturação do projeto e captação de recursos; a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Programa Jovem Cidadão ficarão responsáveis pela execução das ações conforme cronograma; e a Secretaria Municipal de Saúde atuará com palestras educativas, além da participação de parceiros como Ministério Público, Conselho Tutelar, CONTRANJA, Polícias Civil e Militar, entre outros.

O ponto focal do projeto é ocupar os espaços de uso coletivo como forma de resgatar práticas que promovam entretenimento, educação e cidadania para a população de Jacareacanga.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Jacareacanga (PA): Amanda Lago – Jornalista (DRT 0002592-PA). Foto: Cristiano Santos

0 Comentários