Fogo destruiu arquivos históricos e documentos sacramentais durante a madrugada; caso é investigado como possível ação criminosa.
O incêndio destruiu diversos documentos da paróquia, mas não houve feridos — Foto: Portal Plantão Juruti
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Juruti, oeste do Pará, foi atingida por um incêndio na madrugada deste sábado (14), entre 4h e 4h30. O fogo atingiu a secretaria paroquial e provocou a destruição de documentos históricos e administrativos da igreja.
De acordo com a nota divulgada pela paróquia, moradores perceberam barulhos na área externa e alertaram sobre o incêndio. Ao entrarem na secretaria, responsáveis pelo local encontraram parte do forro danificada, armários abertos, documentos espalhados pelo chão e a ausência de uma urna onde eram depositadas contribuições do dízimo da Comunidade Rainha da Paz.
Um foco de incêndio foi identificado na sala localizada atrás da recepção, onde funcionava o arquivo. Com ajuda de moradores, as chamas foram combatidas com mangueiras e extintores até a chegada da Polícia Militar, Guarda Municipal e da Brigada de Combate a Incêndios da Alcoa, que auxiliaram no controle do fogo.
Após o combate, foi constatado que telhas haviam sido removidas e o forro danificado, o que pode indicar que o autor tenha acessado o prédio pelo telhado. Segundo a paróquia, não houve sinais de pane elétrica e o sistema elétrico permaneceu funcionando normalmente após o incidente. Também não foram identificados arrombamentos em portas ou janelas.
A instituição informou ainda que, dias antes, havia sido vítima de furto nas dependências da igreja matriz, e que os episódios recentes causam preocupação. Apesar dos prejuízos materiais e históricos, incluindo registros de batismos, eucaristias, crismas, matrimônios, óbitos e arquivos contábeis, ninguém ficou ferido. Em nota, a paróquia relatou:
“Todavia, com a graça de Deus, no ato criminoso praticado na data de hoje (14/02/2026) ninguém ficou ferido, tivemos apenas perdas materiais e históricas, haja vista que todo o nosso arquivo de registros de Sacramentos como Batismo, Eucaristia, Crisma, Matrimônio e Mortes, bem como arquivo contábil, histórico e cópias de documentos patrimoniais, foi reduzido a cinzas. Muito nos entristece este acontecimento possivelmente criminoso que já está sendo objeto de investigação por parte das autoridades competentes no município (Polícia Civil)”.
O caso está sendo apurado pela Polícia Civil. A paróquia agradeceu à população pelo apoio prestado durante o combate ao incêndio e afirmou que trabalhará para reconstruir o que foi perdido.
Fonte: G1 Santarém

0 Comentários