Domingo (15) e segunda (16), a unidade estará fechada; na terça-feira (17), o atendimento será das 7h às 13h; e na quarta-feira (18), também das 7h às 13h.
Créditos: Divulgação
Santarém, no oeste do Pará, dá início neste sábado (14), às 10h, a uma grande mobilização em favor da vida. O lançamento oficial da campanha de doação de sangue será realizado na sede do Hemocentro Regional de Santarém (HRSAN), no bairro Aeroporto Velho, com uma programação especial que promete unir solidariedade e cultura popular para fortalecer os estoques de sangue na região.
A campanha segue até o dia 14 de março e envolverá diversos órgãos e instituições públicas e privadas, numa força-tarefa para sensibilizar a população sobre a importância da doação regular. De acordo com a gerente do hemocentro, Rita Favacho, a participação de cada instituição é fundamental para garantir que o atendimento hospitalar não seja comprometido e que vidas continuem sendo salvas diariamente.
O lançamento contará com um momento simbólico e de grande mobilização popular. A programação terá trio elétrico, o irreverente Porco Elétrico, além das presenças culturais dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa e dos bois Garantido e Caprichoso, reforçando o apelo à solidariedade com elementos tradicionais da cultura amazônica. A expectativa é atrair servidores, colaboradores, familiares e a comunidade em geral para transformar o ato de doar sangue em um grande movimento coletivo.
Neste sábado, 14 de fevereiro, o HRSAN funcionará em horário especial ampliado, das 7h às 17h, para atender com tranquilidade, segurança e acolhimento todos os voluntários que desejarem participar da campanha.
Nos dias seguintes, o funcionamento será diferenciado: no domingo (15) e na segunda-feira (16), a unidade estará fechada; na terça-feira (17), o atendimento será das 7h às 13h; e na quarta-feira (18), também das 7h às 13h.
Podem doar sangue pessoas saudáveis com idade entre 16 e 69 anos. No caso de adolescentes de 16 e 17 anos, é obrigatória a autorização dos pais ou responsáveis. É necessário pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e apresentar documento oficial com foto.
Não podem doar pessoas com gripe ou resfriado, sendo necessário aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas, mulheres em período gestacional ou no pós-parto (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana), mães em fase de amamentação até 12 meses após o parto, pessoas que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, feito tatuagem ou colocado piercing há menos de seis meses, realizado exames com endoscopia nos últimos seis meses ou que tenham sido expostas a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis, devendo aguardar 12 meses.
Fonte: Estadonet

0 Comentários