Forças de segurança do Estado reforçam atuação durante jogos do Parazão em Belterra

PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros garantem segurança do torcedor que acompanha as partidas de São Raimundo, São Francisco e AmazôniaGrupo garante a segurança da equipe de arbitragem

Pela primeira vez, o município de Belterra, no Oeste paraense, recebe as partidas do Parazão Banpará 2026. Nesta edição da competição profissional de futebol, São Francisco, São Raimundo e Amazônia Independente mandam seus jogos no estádio José Benedito de Melo, o Dedé Cão.

Para garantir a segurança dos torcedores que vão apoiar as equipes da região, as forças de segurança do Estado do Pará reforçam o efetivo durante a realização dos jogos no município de Belterra.A Polícia Militar trabalha junto com as equipes mandantes, que produzem um plano geral de ação para cada partida. Atuam na segurança militares do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), do 3° e 35° Batalhões de Polícia Militar, da 1ª Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ªCIPAMB), do 2° Batalhão de Missões Especiais e do 5° Pelotão Policial Militar Destacado.

"A gente faz uma reunião de alinhamento do policiamento e de todas as demandas do jogo com os representantes do time mandante. Para que a gente possa planejar o efetivo, de acordo com a necessidade. É uma determinação da Lei Geral do Esporte. Na partida entre São Francisco e Remo, tivemos 132 militares atuando na segurança", explicou a subcomandante do CPR-1, tenente-coronel Gisely Carvalho.

A PM atua no Policiamento do entorno do estádio antes, durante e após as partidas, com apoio de viaturas e dos animais da cavalaria. Também há equipes responsáveis pelas áreas de arquibancada e um grupo específico para garantir a segurança das equipes de arbitragem.

Além da Polícia Militar, profissionais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil também são destacados para o trabalho durante os jogos, além de bombeiros civis e de colaboradores da segurança privada.

Nerivaldo César é servidor público e torcedor do São Francisco. Para ele, o trabalho dos órgãos de segurança nas partidas em Belterra é motivo de comemoração para as torcidas dos clubes da região.
"É isso que o torcedor quer. Ele quer vir, se sentir seguro na praça esportiva e depois retornar em segurança. No aspecto da segurança, está show. Nota dez. A gente nota realmente um trabalho de excelência", elogiou.

"Nós seguimos as orientações do Batalhão de Polícia de Eventos. Nossos praças e oficiais foram treinados para atuar de forma correta durante os jogos. Nossos comandantes e subcomandantes fazem questão de estar presentes nas partidas para orientar os militares, sanar qualquer tipo de pane e dar mais segurança ao trabalho dos guerreiros e guerreiras. E até aqui, nós temos conseguido garantir a tranquilidade esperada nas partidas e esperamos que continue assim", concluiu o comandante de Policiamento Regional, coronel Rodrigo Aleixo.

0 Comentários