Fevereiro Laranja: Prefeitura leva orientação em saúde sexual a estudantes em Santarém

Abertura da campanha alcançou 320 alunos com ações de prevenção à gravidez na adolescência e às IST’sDivulgação 

Nesta sexta-feira (06), a Prefeitura de Santarém deu início à programação da campanha Fevereiro Laranja, voltada ao combate e à prevenção da gravidez na adolescência. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e integra as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), levando orientação e serviços de saúde diretamente ao ambiente escolar.

A abertura da campanha ocorreu na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) Francisco Coimbra Lobato, onde cerca de 320 alunos participaram das atividades nos turnos da manhã e da tarde. Estudantes e profissionais de saúde se reuniram em um momento de diálogo, informação e cuidado. Além da prevenção da gravidez na adolescência, a campanha também levou orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ampliando o debate sobre saúde sexual de forma responsável e preventiva.No auditório da instituição, os alunos acompanharam atentamente as informações repassadas pelos profissionais de saúde, que abordaram temas como autocuidado, uso correto do preservativo e a importância da prevenção combinada.

Segundo a enfermeira do Núcleo Técnico de Referência em Saúde da Semsa, Daniella Bernardes, as ações têm como principal objetivo alcançar o público jovem de forma estratégica, fortalecendo a prevenção e a conscientização por meio da educação em saúde.

“O foco dessas atividades nas instituições de ensino é aproximar os adolescentes dos serviços de saúde, promovendo informação segura sobre saúde sexual e reprodutiva. Esse trabalho é desenvolvido ao longo de todo o ano por meio do Programa Saúde na Escola, mas, no mês de fevereiro, é intensificado para dar maior visibilidade ao tema da prevenção da gravidez na adolescência”, ressaltou.


Durante as visitas, uma equipe multiprofissional da Semsa ofertou diversos serviços voltados à promoção da saúde e do bem-estar dos estudantes, incluindo consultas médicas e de enfermagem, palestras educativas, além de atendimentos psicológico e nutricional. Ao longo da ação, foram realizados 375 testes rápidos e aplicadas mais de 100 doses de vacinas, incluindo HPV, Febre Amarela (FA), Dupla Adulto (DT) e Meningocócica ACWY, reforçando as estratégias de prevenção e cuidado com a saúde dos estudantes.

A enfermeira Irles Almeida, da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Salvação, explicou que as orientações foram conduzidas de forma acessível e participativa, estimulando o envolvimento dos estudantes.

“As informações foram repassadas por meio de palestras, rodas de conversa e espaços para perguntas, abordando os métodos contraceptivos, o uso correto do preservativo e a importância da prevenção. Trabalhamos para que os adolescentes se sintam à vontade para tirar dúvidas e compreender a importância do cuidado com a própria saúde”, afirmou.

Com a campanha Fevereiro Laranja, a Prefeitura de Santarém reforça as ações de promoção da saúde e prevenção, fortalecendo o trabalho educativo contínuo junto aos adolescentes da rede de ensino do município.

A programação seguirá ao longo do mês em outras unidades da rede municipal. No dia 11 de fevereiro, as ações ocorrerão na Escola Municipal Maria de Lourdes, a partir das 8h. Já no dia 13 de fevereiro, a equipe da Semsa estará na Escola Municipal Dom Lino, nos turnos da manhã, às 8h, e da tarde, às 14h.

Fonte: Agencia Santarém 

0 Comentários