Fruto da parceria entre a Equatorial Pará e a Prefeitura de Itaituba, o programa segue avançando no município, com a meta de contemplar mais de 31 mil famílias de baixa renda.
O município de Itaituba, localizado na região da Transamazônica, alcançou um novo patamar na gestão de políticas sociais e de eficiência energética, com a inclusão de mais de 21 mil famílias no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). A iniciativa, do Governo Federal, oferece descontos de até 100% no valor da conta de energia elétrica, para consumidores que utilizarem até 80kwh no mês.
O avanço no mapeamento e na inclusão dessas famílias é resultado da parceria entre a gestão municipal e a Equatorial Pará, que possibilitou a ampliação do número de beneficiários. Além da redução no valor da fatura, os clientes contemplados também podem participar de programas de eficiência energética, como o E+ Geladeira Nova, que promove a substituição de geladeiras antigas por modelos novos, mais modernos e econômicos.
De acordo com Patrícia Silveira, coordenadora do Cadastro Único em Itaituba, a integração entre os servidores municipais e a Equatorial foi determinante para alcançar o público elegível. “Essa parceria faz com que o usuário seja beneficiado. A divulgação e as campanhas realizadas diretamente no Cadastro Único ampliam o acesso à informação e refletem diretamente nos números de famílias alcançadas pelo programa no município”, explica.
Com um número expressivo de consumidores atendidos, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semdas) e a equipe de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará realizam ações contínuas de busca ativa no município. “Itaituba possui um potencial de 32.401 famílias aptas a receber o benefício da Tarifa Social. Desse total, 21.519 já foram alcançadas e ainda há 8.794 famílias que podem ser incluídas no programa”, destaca Meciano Feitosa, analista de Relacionamento da Equatorial Pará.
Eficiência energética
A adesão ao TSEE proporciona diversos benefícios além do desconto na conta de energia. Entre eles estão ações de incentivo ao consumo consciente, como a troca voluntária de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, que consomem até 80% menos energia, a substituição de geladeiras antigas por modelos novos com Selo Procel A, além de campanhas educativas que orientam os consumidores a identificar hábitos que impactam no consumo diário.
Moradora do bairro Sol Nascente, Antônia Nascimento foi uma das beneficiadas com a troca da geladeira. Para ela, o novo eletrodoméstico representa um alívio financeiro e uma conquista pessoal. “Eu digo que foi uma conquista. Com um pouco de dificuldade, mas segui tudo direitinho e agora estou recebendo a tão sonhada geladeira. Um presente de início de ano. É importante manter a conta em dia e o cadastro atualizado no CRAS”, relata, emocionada.
Como aderir ao programa
Para aderir à Tarifa Social e garantir o desconto na fatura, o consumidor deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa. O cadastro pode ser realizado no CRAS mais próximo, mediante apresentação de CPF, RG, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e documentação dos dependentes.
Com o Número de Identificação Social (NIS) ativo e atualizado, a concessão do benefício ocorre de forma automática. Para isso, é fundamental que o CPF do titular da conta de energia seja o mesmo registrado no CadÚnico, garantindo que o desconto seja aplicado diretamente na fatura seguinte.
Premiação Seaster
Além dos benefícios diretos aos consumidores, o TSEE também reconhece os municípios parceiros. Em Itaituba, a Equatorial Pará realizará a entrega de três notebooks, duas centrais de ar-condicionado e um smartphone, equipamentos que contribuem para o fortalecimento das ações sociais, educação e inclusão digital.
A premiação é resultado da cooperação entre a Equatorial Pará e a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com foco na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda.
Fonte: Equatorial

0 Comentários