A prevenção começa com pequenos cuidados que fazem grande diferença na proteção à vida
Divulgação
Com o início do período chuvoso no Baixo Amazonas e na Transamazônica, a Equatorial Pará reforça as orientações de segurança para prevenir acidentes domésticos e garantir a continuidade do fornecimento de energia. O chamado “inverno amazônico” traz desafios como alagamentos, ventos fortes e descargas atmosféricas (raios), que exigem atenção redobrada da população.
De acordo com a Gerência de Serviços Técnicos da Equatorial Pará, Clayson Almeida, as ocorrências mais comuns nesta época envolvem descargas atmosféricas, raios que atingem a rede elétrica ou residências, queda de galhos e árvores sobre a fiação e ventos fortes, que podem arremessar objetos contra a rede de distribuição e motivar interrupções no fornecimento de energia.
Para proteger sua família e seus equipamentos, a Equatorial Pará orienta que, durante tempestades, os eletrodomésticos sejam retirados da tomada, evitando danos causados por surtos de tensão.
Também é importante redobrar os cuidados com infiltrações, já que paredes úmidas podem conduzir eletricidade. Evite tocar em tomadas ou interruptores nessas áreas. Em caso de alagamento, se a água atingir o nível das tomadas, desligue imediatamente o disjuntor geral.
A segurança em vias públicas e em áreas rurais e ribeirinhas é fundamental. Nunca se aproxime de cabos caídos, pois o solo molhado potencializa o risco de choque elétrico. Isolando a área e acionando a Equatorial Pará.
Se houver galhos encostando na rede elétrica, não tente cortá-los. Esse tipo de serviço deve ser realizado apenas por equipes especializadas. Instalações e reparos também exigem atenção: ao consertar telhados ou instalar antenas, mantenha distância da rede elétrica, pois o contato acidental pode ser fatal.
“As tempestades na nossa região costumam vir acompanhadas de rajadas de vento que podem arremessar objetos contra a fiação. Além disso, as áreas de várzea exigem cuidado extra com a elevação do nível das águas próximas às instalações elétricas”, alerta Clayson Almeida.
Canais de atendimento 24h
Em caso de falta de energia, fios caídos ou situações de risco, entre em contato imediatamente: • WhatsApp (Clara): (91) 3217-8200 • Central de Atendimento: 0800 091 0196 • Site: equatorialenergia.com.br • App: Equatorial Energia (disponível para Android e iOS)

0 Comentários