Capacitação reforça saúde mental, segurança e prevenção de riscos para agentes de combate a endemias

Ação destacou a saúde mental, a prevenção de riscos e o uso correto de EPIs no trabalho em campo.Divulgação 

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou uma capacitação voltada aos agentes de combate a endemias de Santarém. A atividade, realizada nesta segunda-feira, 2, abordou temas essenciais como saúde mental, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), acidentes de trabalho e o uso obrigatório e correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A ação integrou a programação do Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde mental, reforçando a importância do cuidado emocional dos trabalhadores da saúde, especialmente daqueles que atuam diretamente em campo e estão mais expostos a situações de risco físico e psicológico.

Durante a capacitação, também foram discutidas práticas seguras no ambiente de trabalho, com ênfase na prevenção de acidentes, na identificação de riscos ocupacionais e na correta utilização dos EPIs como medida fundamental de proteção individual e coletiva.

O objetivo da iniciativa foi fortalecer o conhecimento técnico dos agentes, promover a prevenção de agravos relacionados ao trabalho e contribuir para o fortalecimento das equipes de saúde da Semsa, reafirmando o compromisso com o cuidado integral de quem atua diariamente na proteção da saúde da população.

Fonte: Agencia Santarém 

0 Comentários