Ufopa confirma divulgação do Listão do PSR 2026 para quinta, 22, e comemoração com bloco na rua

Concentração do Poraquê Folia começa às 16h, uma hora antes da divulgação do listão.Programação de divulgação do listão de aprovados na Ufopa promete ainda mais animação que em 2025 — Foto: Amarildo Gonçalves/TV Tapajós/Arquivo

A Universidade Federal do Oeste do Pará confirmou para a próxima quinta-feira (22), a divulgação da lista dos classificados na primeira chamada do Processo Seletivo Regular 2026.

Estão previstas atividades na sede e nos campi regionais da Ufopa.

Neste ano, a divulgação do Listão do PSR 2026 da Ufopa, em Santarém, ocorrerá em sintonia com a segunda edição do Bloco de Carnaval da Ufopa Poraquê Folia. O listão será divulgado no site e em um mural na Unidade Tapajós, às 17h.
A concentração começa às 16h, na entrada da universidade, com atividades de aquecimento para a festa dos aprovados. A programação também vai reunir estudantes, servidores e a comunidade em geral. Após a divulgação, o bloco sairá pelas ruas dos bairros Salé, Liberdade e Mapiri, promovendo uma interação festiva e cultural entre a comunidade acadêmica e os moradores locais, e também comemorando junto com os aprovados para os cursos de graduação da Ufopa.
Nesse mesmo dia também serão publicados os editais de habilitação da 1ª chamada, a convocação das bancas de heteroidentificação e de manifestação de interesse para vagas remanescentes.

O projeto do bloco carnavalesco é desenvolvido pela Diretoria de Cultura e Comunidade da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e busca valorizar as manifestações culturais do carnaval, incentivando a participação de estudantes, servidores e a população em um evento inclusivo e de integração social.
A programação é aberta a quem quiser participar. A iniciativa pretende não apenas celebrar o carnaval, mas também fortalecer o papel da universidade como agente de cultura e transformação social. De acordo com a pró-reitora da Procce, professora Ediene Pena, o Bloco Poraquê Folia mostra a importância da cultura como vetor de integração, de valorização das tradições culturais.

Percurso pelas ruas

O Poraquê Folia sai da Unidade Tapajós percorrendo a Rua Raimundo Fona, Av. Tapajós, Trav. Riachuelo, Av. Rui Barbosa, Trav. Campos Sales, R. Silvério Sirotheau Corrêa, Rua Raimundo Fona, até retornar à Unidade Tapajós.

Sobre o nome Poraquê Folia

O nome Poraquê Folia reúne aspectos regionais, culturais e também científicos, considerando que poraquê é um peixe amazônico famoso por gerar fortes descargas elétricas. “A escolha do nome Poraquê Folia foi para unir ciência, cultura e festa, representando a energia do carnaval e o orgulho da nossa identidade amazônica”, disse a pró-reitora.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários