Investigação foi realizada de forma integrada e forças de segurança reforçam pedido de apoio da população.
DivulgaçãoForças de segurança apresentaram detalhes sobre a atuação de um grupo criminoso responsável por uma sequência de assaltos registrados em Santarém desde o início do ano.
O primeiro caso ocorreu no início da semana, quando criminosos armados renderam uma vítima em uma residência no bairro São José Operário e levaram joias, perfumes e aparelhos celulares.
A Polícia Civil informou que vítimas já reconheceram objetos recuperados, como joias e celulares, como sendo provenientes dos assaltos investigados.
Polícias Civil e Militar apresentaram, em coletiva, nesta segunda (12) detalhes sobre a atuação de um grupo criminoso responsável por uma sequência de assaltos registrados em Santarém, oeste do Pará, desde o início do ano. Segundo as forças de segurança, o primeiro caso ocorreu no início da semana, quando criminosos armados renderam uma vítima em uma residência no bairro São José Operário e levaram joias, perfumes e aparelhos celulares.
A coletiva contou com a presença da delegada Raíssa Beleboni, diretora da 16ª Seccional Urbana de Santarém; delegado Erik Petterson - titular da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos (DRR); Coronel Rodrigo Aleixo - comandante do CPR I; e tenente-coronel Joselde Barbosa, comandante do 3º BPM.
De acordo com a investigação, o crime contou com apoio logístico de um veículo branco, posteriormente identificado como um Prisma, que passou a ser monitorado pelas equipes. Dias depois, a polícia recebeu informações de que suspeitos oriundos do Amazonas estariam envolvidos na ação, incluindo dois irmãos com mandados de prisão por homicídio naquele estado.
Ainda conforme a polícia, na quinta-feira (8) seguinte, outro assalto foi registrado na comunidade Santa Maria, no Eixo Forte. Na ocasião, seis pessoas invadiram uma residência, roubaram joias e outros bens e fugiram em uma caminhonete da vítima, que acabou capotando. A ação resultou em prisões, apreensão de um menor e recuperação de parte dos objetos roubados.
Durante as diligências, a Polícia Civil e a Polícia Militar localizaram e apreenderam o veículo utilizado para dar apoio aos crimes. As investigações levaram ainda a um imóvel onde foram encontradas munições de uso restrito, o que reforçou a suspeita de envolvimento de outros integrantes da quadrilha.
Em continuidade às operações, um dos principais suspeitos foi localizado em um condomínio na área do bairro Nova Vitória. Segundo a Polícia Militar, ao tentar cumprir o mandado de prisão, houve reação armada, resultando em confronto. O suspeito foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Civil informou que vítimas já reconheceram objetos recuperados, como joias e celulares, como sendo provenientes dos assaltos investigados. As apurações seguem para identificar outros envolvidos, inclusive suspeitos que permanecem foragidos e possíveis apoiadores logísticos do grupo.
Foragidos
De acordo com as forças de segurança, pelo menos dois suspeitos seguem foragidos. Um deles é identificado como Wilson, irmão do suspeito que morreu durante o confronto com a Polícia Militar, ambos com mandados de prisão expedidos pela Justiça do Amazonas por crime de homicídio. Outro investigado, conhecido pelo apelido de “Baby”, é apontado como peça-chave no apoio logístico da quadrilha e também está sendo procurado.
A polícia pede que qualquer informação sobre o paradeiro dos foragidos seja repassada de forma anônima pelos canais oficiais, como o 190 ou 181.
As polícias Civil e Militar destacaram que a resposta só foi possível graças à integração entre Polícia Civil, Polícia Militar, setores de inteligência e à colaboração da população, que repassou informações importantes após a divulgação dos casos.
As investigações continuam em andamento para esclarecer todos os fatos, localizar os suspeitos remanescentes e evitar que crimes semelhantes voltem a ocorrer no município.
Fonte: G1 Santarém


0 Comentários