No Pará, haverá a escolha de dois senadores da República, tendo em vista o término do mandato dos senadores Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (Podemos).
Divulgação
Em outubro de 2026, mais de 150 milhões brasileiros voltarão às urnas eletrônicas para escolher o presidente da República, governadores e senadores, além dos deputados federais, estaduais e distritais.
No Pará, haverá a escolha de dois senadores da República, tendo em vista o término do mandato dos senadores Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (Podemos). Diferente dos outros cargos eletivos, cada mandato de senador dura 8 anos. Jader e Zequinha foram eleitos em 2018, portanto, terminam o mandato em 2026.
Ordem de votação
O 1º turno das Eleições Gerais de 2026 acontece no dia 4 de outubro, quando o eleitorado fará seis escolhas nas urnas, nesta ordem:
- deputado federal;
- deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal);
- senador (primeira vaga);
- senador (segunda vaga);
- governador e vice-governador; e
- presidente e vice-presidente da República.
Se houver necessidade, eventual 2º turno para a definição das disputas para presidente da República e governadores ocorrerá no dia 25 de outubro.
Regularização do título
As eleições são em outubro, porém, o cadastro eleitoral fecha após 6 de maio. Isso significa que o eleitor tem menos de quatro meses para tirar o título eleitoral, transferir o domicílio, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais.
Até o fechamento do cadastro, eleitores podem:
- tirar o primeiro título de eleitor;
- solicitar transferência de domicílio eleitoral;
- atualizar informações cadastrais;
- regularizar a situação eleitoral, em caso de pendências.
Esses serviços podem ser solicitados em qualquer unidade da Justiça Eleitoral, conforme os canais e as orientações dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Também podem ser feitos, de forma on-line, pelo Autoatendimento Eleitoral do TSE.
De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para as brasileiras e os brasileiros maiores de 18 anos e facultativos para as pessoas analfabetas, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.
(Com Diário do Pará)

0 Comentários