Operação apreende mais de meia tonelada de drogas em Itaituba; piloto foi preso no Mato Grosso

O entorpecente estava escondido em uma área de mata, próxima a uma pista ilegal de pouso situada na divisa entre Pará e Mato Grosso, indicando o uso de logística aérea para o tráfico.Uma operação integrada das forças de segurança desarticulou, no último final de semana, uma rota aérea do tráfico internacional de drogas entre Mato Grosso e Pará. Em uma operação de grande porte, cerca de meia tonelada de cocaína foi apreendida às margens de uma pista clandestina em Itaituba, no sudoeste do Pará, e o piloto C.E.M.S, responsável pelo transporte do entorpecente, acabou preso horas depois, em Sinop (MT), junto com a aeronave utilizada no crime.

A droga foi localizada durante uma megaoperação conduzida pela Polícia Federal, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e unidades táticas da Polícia Militar de Mato Grosso. O entorpecente estava escondido em uma área de mata, próxima a uma pista ilegal de pouso situada na divisa entre os dois estados, indicando o uso de logística aérea para o tráfico.

Após a apreensão da cocaína, as equipes deram continuidade às buscas e, algumas horas depois, prenderam um homem de 48 anos em Sinop, no interior mato-grossense. Ele é apontado como o piloto responsável por levar a droga até o local onde foi descarregada. No momento da prisão, a aeronave usada no transporte do entorpecente também foi apreendida.

O suspeito foi encaminhado à sede da Polícia Federal, onde permanece preso à disposição da Justiça. A operação, que se estendeu por mais de 12 horas, contou ainda com o apoio do Ciopaer e causou um prejuízo estimado em R$ 12,5 milhões às organizações criminosas envolvidas.

As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Federal de Mato Grosso e buscam identificar a origem da droga, os financiadores do tráfico internacional de cocaína e a possível participação de outros envolvidos no esquema criminoso.

Fonte: PORTAL OESTADONET - 19/01/2026
Créditos: Divulgação

0 Comentários