Para especialista, contato com entes queridos pode ser manifestação do inconsciente de que o processo de luto não foi completamente vivido.
Divulgação
Sonhar com pessoas que já morreram pode ser uma oportunidade simbólica para aqueles que não conseguiram concluir o processo de luto. Especialistas afirmam que esses sonhos oferecem uma "nova chance de dizer adeus" e representam uma tentativa do inconsciente de fechar ciclos emocionais não resolvidos. Esse tipo de sonho pode trazer sentimentos intensos, como tristeza, saudade ou até conforto, e revela que o luto ainda pode estar em processo.
A psicóloga Leticia Martín Enjuto explica que esses sonhos ocorrem devido à necessidade inconsciente de reconciliar-se com a perda, especialmente quando a morte foi recente ou inesperada. Os sonhos com entes queridos falecidos podem ajudar a pessoa a lidar com a dor e a aceitar a realidade da ausência definitiva.
Além disso, esses sonhos podem também expressar sentimentos de nostalgia e o desejo de proteção, com o ente querido representando segurança e amor incondicional, principalmente em momentos de vulnerabilidade. Embora Freud tenha interpretado sonhos como reflexos de desejos reprimidos, a psicóloga Leticia destaca que, cientificamente, esses sonhos são interpretações simbólicas do inconsciente, e não mensagens sobrenaturais.

0 Comentários