Governo entrega cerca de 45 mil óculos para pessoas em situação de vulnerabilidade no Pará

Somente nos primeiros dias de 2026, quase 2,5 mil óculos já foram entregues, o que garante acesso à saúde visual e melhora a qualidade de vida dos beneficiáriosCerca de 45 mil óculos já foram entregues pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), entre 2025 e o início de 2026, para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Pará.

Somente nos primeiros dias de 2026, quase 2,5 mil óculos já foram entregues. Ana Carolina Duarte, que tem indicação para usar óculos de grau, relatou que, devido ao alto custo, adiou a compra por mais de uma década. "É difícil encontrar óculos de qualidade por menos de R$ 500, e eu sempre ia adiando a compra", disse ela, após conseguir os óculos pela iniciativa do governo estadual.

A entrega dos óculos, frisa a secretária estadual da Seac, Elieth Baraga, "representa mais dignidade, cuidado e inclusão". “Por meio dos programas Por Todas Elas e Por Todos Eles, estamos garantindo que crianças, jovens, adultos e idosos tenham melhores condições de estudar, trabalhar e viver com mais qualidade. Enxergar bem é um direito, e o Governo do Estado segue comprometido em levar esse direito, especialmente, aos que mais precisam”, acrescentou a secretária.

Marilene Ferreira, dona de casa, e seu filho Anthony Gabriel, de 9 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), também foram beneficiados com a ação social em Belém. “A nossa rotina foi transformada depois que ganhamos os óculos. Eles me ajudam no dia a dia de leitura e estudo, e o meu filho está se desenvolvendo melhor na escola e nas terapias. As minhas dores de cabeça acabaram. Sou grata ao projeto estadual e o acolhimento especializado com o Anthony”, comemora.

Alison Oliveira, autônomo de 25 anos, participou de uma ação na Vila da Barca, em Belém. Ele fez os exames de vista e foi contemplado com os óculos. “Toda vez que eu conseguia juntar dinheiro para comprar, surgia um imprevisto. Então, quando soube dessa ação, abracei a oportunidade. Essa iniciativa ajudou na minha qualidade de vida. Hoje em dia, consigo enxergar melhor, sem precisar forçar a vista, sem passar mal com dores de cabeça. Já tinha até esquecido como era enxergar perfeitamente”, conta.

Fonte: Agência Pará

0 Comentários