A cela destinada ao ex-presidente Jair Bolsonaro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (Papudinha), no Complexo da Papuda, em Brasília, conta com 54,76 m² de área coberta e 10,07 m² externos, totalizando 64,83 m². O local é equipado com quarto de casal, sala, cozinha, lavanderia, banheiro com chuveiro quente, TV, geladeira e ar-condicionado.
Transferido na quinta-feira (15/1) por ordem do ministro Alexandre de Moraes (STF), o espaço é cinco vezes maior que a cela anterior na Superintendência da Polícia Federal (12 m²) e foi reformado em 2020 para abrigar presos de “Estado-Maior”, como políticos e militares.
A acomodação inclui grades de proteção na cama para prevenir quedas, esteira e bicicleta ergométrica para fisioterapia, além de assistência médica 24 horas e visitas familiares semanais, com apoio espiritual da Capelania da PM.
Bolsonaro ocupa o local sozinho, apesar da capacidade para quatro detentos, compartilhando a ala VIP com ex-aliados como o ex-ministro Anderson Torres e o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques. A PMDF destaca higienização diária, ventilação e tratamento humanizado, com itens de higiene padronizados para todos os presos.
A mudança atende pedido da defesa por prisão domiciliar, negado em favor de condições “ainda mais favoráveis” na Papudinha, rebatendo queixas sobre barulho do ar-condicionado e espaço reduzido na PF. Moraes determinou perícia médica em até 10 dias para avaliar a saúde de Bolsonaro, condenado a 27 anos por trama golpista, podendo reavaliar a permanência ou transferir para hospital penitenciário. Bolsonaro passou a primeira noite no local nesta quinta (15/1), em meio a superlotação na Papuda regular, onde celas para 21 abrigam até 38 detentos.
Papudinha: Conhecido como “Papudinha”, o prédio tem capacidade para até 60 presos. Até o início de novembro, 52 pessoas cumpriam pena na unidade, que integra o Núcleo de Custódia da Polícia Militar (NCPM), estrutura específica para a custódia de militares e civis com direito à Sala de Estado-Maior.
O batalhão possui oito celas no formato de alojamentos coletivos, equipados com banheiro com box e chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala. Segundo a Polícia Militar do DF, todas as instalações foram reformadas em 2020 para adequação às normas de segurança e custódia.
A PM informou ainda que o local conta com sala exclusiva para atendimento de advogados, consultório médico interno — com atendimentos semanais realizados por profissionais da Secretaria de Saúde —, além de área destinada à prática de atividades físicas e pista de caminhada. O Núcleo de Custódia é fiscalizado pela Vara de Execuções Penais (VEP), responsável por acompanhar o cumprimento das penas e medidas de segurança.


0 Comentários