Iniciativa histórica visa fortalecer a rede de saúde e ampliar o acesso à hemoterapia na região.
A parceria foi firmada em reunião entre o secretário municipal de Saúde, Hiroito Tabajara, a gerente do Hemocentro Regional de Santarém, Rita Favacho, e a assistente social Teresa Almeida.
O município de Aveiro dará um passo histórico na área da saúde pública com a realização da primeira campanha de doação de sangue, fruto de uma parceria inédita com o Hemocentro Regional de Santarém. A iniciativa amplia o acesso à hemoterapia e reforça a rede de atendimento em toda a região.
A parceria foi firmada em reunião entre o secretário municipal de Saúde, Hiroito Tabajara, a gerente do Hemocentro Regional de Santarém, Rita Favacho, e a assistente social Teresa Almeida. A campanha será coordenada pela Fundação Hemopa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Aveiro, com estrutura exclusiva de coleta para garantir conforto e segurança aos doadores.
A meta é arrecadar 200 bolsas de sangue, quantidade capaz de beneficiar até 800 pessoas com transfusões na região. Além da campanha, o município avançou nas tratativas para a implantação de uma Agência Transfusional em Aveiro, o que trará mais autonomia, agilidade e fortalecimento do atendimento local.
Secretário de saúde de Aveiro, Hiroito Tabajara, realizou doação de sangue
Durante o encontro, o secretário também realizou sua doação de sangue, reforçando o exemplo e o incentivo à população. “Ficamos muito satisfeitos com esta parceria, que já inicia com a disponibilidade imediata do Hemocentro para envio de sangue em casos de urgência, acidentes ou cirurgias. É um avanço que salva vidas e fortalece nossa rede de saúde”, destacou Hiroito Tabajara.
A gerente Rita Favacho celebrou a iniciativa: “Levar o serviço de hemoterapia para mais municípios é essencial para descentralizar e democratizar o acesso à saúde no Oeste do Pará”.
A ação integra o Projeto de Descentralização da Região Oeste do Pará, do Hemopa, e reafirma o compromisso de Aveiro com uma saúde pública mais eficiente e humanizada. Doar sangue é um gesto simples que salva vidas.
Portal do Carpê Com informações de Hiroito Tabajara

0 Comentários