Obras do Novo PAC-Rural avançam no Pará e projeto de água tratada chega a comunidades rurais de Mojuí dos Campos


A Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (Secir) alcançou a marca de 58,8% das obras de abastecimento de água iniciadas em municípios do interior do Pará. Em novembro, o município de Mojuí dos Campos, no oeste do estado, também recebeu a assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos.

Na cidade, as comunidades rurais de Portelinha, Garrafão, Palhal, Boa Fé e Terra Preta dos Lúcios serão beneficiadas com água tratada ao término das obras. Atualmente, os moradores dependem de poços cavados de forma artesanal, sem garantias de qualidade e segurança hídrica.

“Essas comunidades utilizam água de poços sem confiabilidade. O governo vem justamente fornecer água tratada, segura, que pode ser submetida a qualquer teste de qualidade”, afirmou o engenheiro civil e fiscal de obras da Secir, Luiz Frazão.

A secretária das Cidades e Integração Regional, Fernanda Paes, destacou o compromisso do governo estadual em ampliar o acesso à água de qualidade e reduzir desigualdades entre a zona urbana e rural. “A Secir está fortemente comprometida em melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem distantes dos centros urbanos. Levar água de qualidade não é apenas proporcionar conforto, mas também mais saúde e dignidade às pessoas”, declarou a gestora.

Do total de 17 municípios contemplados no projeto, dez já deram início às obras, aproximando o acesso à água potável da realidade de milhares de famílias que vivem em áreas rurais do Pará. As demais sete cidades ainda estão com o processo em fase de licitação.

A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC-Rural), firmado entre o governo do Pará e o Ministério das Cidades, por meio da Secir. O investimento total é de R$ 49,7 milhões, destinado à implantação de sistemas de abastecimento de água, com o objetivo de garantir segurança hídrica em comunidades isoladas.

Foto: Divulgação 

Com informações da Agência Pará

0 Comentários