Gestores de escolas municipais de Santarém permanecem na direção até novo processo de escolha

Processo deve ser concluído em fevereiro, mês em que começam as aulas do ano letivo de 2026.Centro Muicipal de Educação Infantil (Cemei) Dr. Ubirajara Bentes de Souza — Foto: Reprodução/Prefeitura de Santarém

A Prefeitura de Santarém prorrogou, por meio de decreto publicado nesta quarta-feira (3), a permanência dos atuais gestores das escolas da rede municipal até fevereiro de 2026.

O objetivo é garantir a continuidade das atividades administrativas e pedagógicas durante a virada do ano letivo. As aulas na rede municipal começam em 2 de fevereiro.

O prefeito Zé Maria Tapajós e a assessora técnica de Educação, Rosana Fernandes, explicaram o motivo da prorrogação e detalharam o novo cronograma de escolha dos diretores das escolas municipais.

A Prefeitura de Santarém prorrogou, por meio de decreto publicado nesta quarta-feira (3), a permanência dos atuais gestores das escolas da rede municipal até fevereiro de 2026. O objetivo é garantir a continuidade das atividades administrativas e pedagógicas durante a virada do ano letivo. As aulas na rede municipal começam em 2 de fevereiro.

O prefeito Zé Maria Tapajós e a assessora técnica de Educação, Rosana Fernandes, explicaram o motivo da prorrogação e detalharam o novo cronograma de escolha dos diretores das escolas municipais.

Mudança no processo de escolha dos gestores
Segundo a assessora Rosana Fernandes, a mudança foi necessária porque, caso os gestores deixassem os cargos no dia 31 de dezembro, como inicialmente previsto, o início do ano letivo ficaria comprometido. Ela destacou que dezembro e janeiro concentram etapas fundamentais, como fechamento de notas, organização de documentos, preparação da rematrícula e efetivação de novas matrículas.

"A escolha não é um processo rápido. Precisamos garantir transparência e organização. Esse período exige gestores ativos, porque envolve matrícula, portarias e toda a preparação do ano letivo", explicou Rosana.

Fim das eleições diretas e criação da lista tríplice
A Prefeitura também esclareceu que o novo formato de escolha foi adotado após decisão do Tribunal de Justiça do Pará, que considerou inconstitucional o modelo de eleição direta para gestores escolares. Com isso, o município passa a adotar um processo de escolha, e não de eleição. A comunidade escolar vai indicar três nomes em uma lista tríplice, e o prefeito escolherá o gestor.

Como será o processo de escolha
O edital com todas as regras será publicado em 12 de dezembro. Confira as principais datas divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed):

  • 15 a 21 de dezembro — Inscrições para candidatos a gestor e vice-gestor.
  • 22 de dezembro a 9 de janeiro — Avaliação das inscrições pela Comissão de Mérito.
  • 14 de janeiro — Divulgação das inscrições validadas.
  • 15 e 16 de janeiro — Prazo para recursos.
  • 22 de janeiro — Homologação das inscrições aptas à formação da lista tríplice.
  • 6 de fevereiro — Apresentação dos planos de gestão aos membros da comunidade escolar e escolha da lista tríplice.
  • 9 de fevereiro — Prazo final para envio das atas com a lista tríplice.
  • 11 de fevereiro — Nomeação oficial e posse dos novos gestores.

Quem pode participar
O prefeito Zé Maria Tapajós reforçou que pais de alunos e servidores da educação poderão participar da escolha dos nomes, mas quem acumular as duas condições terá direito a apenas um voto. Outra novidade é a participação dos estudantes maiores de 17 anos, que também poderão votar na formação da lista tríplice.

“Vamos ouvir a comunidade escolar, como prevê a nova lei aprovada pela Câmara. A partir dos candidatos validados, a comunidade vota, envia a lista tríplice, e o prefeito nomeia o gestor da creche ou escola”, explicou Tapajós.

Por que os atuais gestores ficam até fevereiro?
A etapa final: apresentação dos planos, escolha da lista tríplice e posse, ocorrerá já dentro do ano letivo de 2026. Como as aulas iniciam no dia 2 de fevereiro, não haveria tempo suficiente para que os novos gestores assumissem, organizassem a escola e conduzissem a abertura do ano.

Por isso, os diretores atuais permanecem no cargo até 10 de fevereiro, assegurando a continuidade administrativa.

Os gestores que já estão nas unidades também podem participar do processo e concorrer novamente às funções.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários