Expansão do SAMU 192: Belterra é incluída na rede de urgências do Baixo Amazonas e Tapajós

CIB do Pará formaliza ampliação do atendimento pré-hospitalar na região oeste, garantindo mais cobertura à populaçãoDivulgação: Estadonet 

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará aprovou, no último dia 9, a ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para os municípios da região Baixo Amazonas e Tapajós, incluindo Belterra, no sudoeste do estado. A medida foi homologada por meio da Resolução nº 580, que formaliza a ampliação da rede de urgência no estado com a instalação de uma nova Unidade de Suporte Básico (USB) em Belterra.

A inclusão de Belterra na rede de urgência foi um passo importante para fortalecer o sistema de atendimento pré-hospitalar, especialmente em áreas mais remotas, como é o caso do Baixo Amazonas. A decisão, baseada nas deliberações das Comissões Intergestores Regionais (CIR), visa melhorar a eficiência e reduzir o tempo de resposta em situações de emergência, além de organizar os fluxos de atendimento.

De acordo com o Departamento de Atenção Integral às Urgências e Emergências da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a ampliação do SAMU 192 está alinhada com a necessidade de ampliar o suporte às regiões de maior demanda, com foco na equidade no acesso aos serviços. A medida também terá impacto positivo na centralização da regulação das urgências, o que deve resultar em um atendimento mais rápido e eficaz para a população local.

Com a inclusão de Belterra e a expansão para os municípios do Baixo Amazonas e Tapajós, o Pará avança no fortalecimento de suas políticas de saúde pública, oferecendo mais segurança e suporte à saúde da população.

0 Comentários