O Centro Maria do Pará, uma unidade da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o SENAC, promoveu um curso de Técnicas de Maquiagem com o objetivo de transformar vidas de mulheres, muitas das quais sobreviventes de violência doméstica.
Com uma carga horária de 40 horas, ministrada pela instrutora Soliane Aguiar, o curso proporcionou a qualificação profissional de mulheres em visagismo, colorimetria, cuidados com a pele, uso adequado de cosméticos e técnicas iniciais de maquiagem profissional. A participação no curso também trouxe a oportunidade de autonomia financeira, já que muitas das mulheres que participaram já estão se preparando para entrar no mercado de trabalho como maquiadoras.
O Sebrae, representado por Socorro Souza, também contribuiu com orientações sobre formalização e empreendedorismo feminino, além de explicar a importância do MEI (Microempreendedor Individual) para transformar o aprendizado do curso em fonte de renda.
A coordenadora do Centro Maria do Pará, Raimunda Silva, destacou que a ação tem um papel essencial na reconstrução da autonomia das mulheres atendidas, oferecendo novas oportunidades e dignidade. Para a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a parceria com o SENAC e o Sebrae mostra como as políticas públicas bem articuladas podem transformar vidas, criando condições para que essas mulheres se reconectem com a sociedade e encontrem autonomia.
Ao final, as participantes receberam certificados, marcando o início de um novo capítulo em suas vidas. O Centro Maria do Pará segue sendo um espaço de atendimento especializado, com ações que fortalecem a autoestima, a proteção e a autonomia das mulheres em Santarém.
Por Geisa de Oliveira


0 Comentários