Tentativa de golpe: Bolsonaro começa a cumprir pena na sede da PF

Bolsonaro cumprirá pena na sede da PF, mesmo local em que já estava desde 22 de novembro, por violar tornozeleira eletrônicaDivulgação 

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro começou a cumprir a pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro continuará detido na sede da Polícia Federal em Brasília, para onde ele foi levado de forma preventiva no dia 22 de novembro por violar a tornozeleira eletrônica.

“Determino o início do cumprimento da pena de Jair Messias Bolsonaro, em regime inicial fechado, da pena privativa de liberdade de 27 anos e 3 meses, sendo 24 (vinte e quatro) anos e nove meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, nos termos do artigo. 21, II c/c artigo 341, ambos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, e no art. 105 da Lei de Execução Penal”, diz a decisão.

O ministro agendou a audiência de custódia do ex-presidente para o dia 26 de novembro, às 14h30, por videoconferência e determinou que seja dado amplo e irrestrito acesso de médicos caso seja necessário assisti-lo.

A ordem para o início do cumprimento da pena foi dada depois que o STF considerou concluído o processo no qual Bolsonaro e outros réus eram julgados por envolvimento com a tentativa de golpe, entre eles o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, que está foragido nos Estados Unidos, e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Pelo mesmo motivo, nessa terça também foram presos o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, e o ex-ministro da Defesa do governo Bolsonaro, general Paulo Sérgio Nogueira. 

0 Comentários