Semas lança programação para o Pavilhão Pará durante a COP30

Reuniões, painéis, exposições e debates sobre clima e desenvolvimento sustentável integram mais de 350 atividades destinadas a aproximar vários setores da sociedade

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) divulgou o edital completo com a programação dos eventos selecionados para o Pavilhão Pará, que funcionará entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém, durante a maior conferência sobre mudança climática do mundo, a COP30.

A programação está disponível aqui e contempla mais de 350 atividades, entre reuniões, painéis, exposições e debates sobre o clima e o desenvolvimento sustentável. O evento ocorrerá no Parque da Cidade, e será o principal espaço de representatividade do Pará na Green Zone.

O edital completo apresenta as datas, horários e salas em que as atividades serão realizadas. A programação foi estruturada a partir de um processo seletivo, que priorizou iniciativas alinhadas aos eixos estratégicos do Governo do Pará para o enfrentamento das mudanças climáticas e a valorização da floresta viva.

Articulação – O Pavilhão Pará pretende aproximar diferentes setores da sociedade – governos locais e subnacionais, setor privado, organizações não governamentais, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, juventude, academia e sociedade civil em geral – em torno do debate sobre soluções concretas para o enfrentamento da crise climática, a valorização da floresta e a promoção de modelos de desenvolvimento inclusivos e sustentáveis.

O ambiente será um espaço de articulação política, técnica e estratégica, oferecendo oportunidades de lançamento de iniciativas, divulgação de resultados de pesquisas, troca de experiências internacionais e fortalecimento de redes de cooperação que apontem caminhos para a implementação dos compromissos climáticos nacionais e globais.

“O Pavilhão Pará é um instrumento estratégico de articulação e de projeção do protagonismo do Estado na agenda climática. A programação foi estruturada para garantir diversidade temática e qualidade técnica, reunindo atores que têm papel decisivo na construção de soluções sustentáveis. Esse será um espaço de diálogo e cooperação, voltado à troca de experiências e à consolidação de parcerias que possam fortalecer políticas ambientais e econômicas baseadas na floresta viva. O Pará chega à COP30 preparado para apresentar resultados concretos, discutir caminhos e reafirmar seu compromisso com a transição para uma economia verde de baixo carbono, inclusiva e sustentável”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade, Raul Protázio Romão.

Entre os eventos selecionados, a Semas contará com 23 apresentações próprias, voltadas a projetos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável. A programação completa do Pavilhão Pará está disponível no site da Semas.

0 Comentários