Moraes marca interrogatórios de Ricardo Salles e mais 21 acusados de crimes ambientais

STF ouvirá 8 testemunhas de acusação e outras 94 de defesa no início de dezembroMoraes marca interrogatórios de Ricardo Salles e mais 21 acusados de crimes ambientais (Foto: Agência Brasil)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, marcou os interrogatórios do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de mais 21 acusados em uma ação penal que investiga crimes ambientais. Os crimes envolvem corrupção, organização criminosa e favorecimento a madeireiras na Amazônia, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022. Entre os investigados estão nomes como Eduardo Bim, ex-presidente do Ibama, e Olivaldi Azevedo, ex-diretor de proteção ambiental do órgão. Todos os réus negam as acusações.

A audiência ocorrerá por videoconferência ao longo de dezembro, em fase final da ação penal, que envolve ex-integrantes do Ministério do Meio Ambiente, servidores públicos e agentes privados. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta que o grupo agiu para flexibilizar controles ambientais e permitir exportações ilegais de madeira.

As audiências contarão com a presença de 8 testemunhas de acusação e 94 de defesa, com os interrogatórios dos réus ocorrendo entre 9 e 12 de dezembro. Após essa fase, Moraes abrirá prazo para alegações finais antes de levar o caso a julgamento.

0 Comentários