‘Mamãe Falei’ tem credencial cancelada na COP30 em Belém

Ex-deputado paulista teve credencial cancelada após publicar vídeos provocativos e volta a gerar polêmica durante conferência em BelémEm meio ao intenso movimento político e diplomático da COP30, em Belém, um episódio fora da pauta ambiental chamou atenção nesta quarta-feira (12). O ex-deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, foi impedido de acessar a Blue Zone, área restrita da conferência, após ter a credencial banida pelos organizadores do evento.

O próprio Arthur relatou o caso em suas redes sociais, afirmando que, ao passar pela inspeção de segurança, foi informado de que o passe havia sido cancelado — o que o impediu de entrar na área onde ocorrem as negociações oficiais entre delegações internacionais.

Segundo Renato Battista, amigo e parceiro de gravações, o motivo da restrição teria sido a produção de vídeos considerados agressivos dentro da área restrita. Ele afirmou que ambos estavam credenciados por uma revista chamada Valete e reclamou da suposta “falta de liberdade de imprensa” após a suspensão.

Nas redes sociais, circulam vídeos em que Arthur do Val aparece provocando o ministro Guilherme Boulos, a ministra Anielle Franco, além de ironizar a culinária paraense. As cenas geraram forte reação do público e de participantes da COP30.

Figura marcada por episódios controversos, Arthur do Val teve o mandato cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo após a divulgação de áudios de teor sexista sobre mulheres ucranianas, gravados durante uma viagem ao país em meio ao conflito com a Rússia.

0 Comentários