Juruti marca presença no Pavilhão Pará – Municípios na COP30 e exalta sua cultura amazônica

Com programação própria dentro da COP30, Juruti apresenta sua identidade cultural, gastronomia regional e economia criativa no espaço que reúne os municípios paraenses de 17 a 21 de novembro.

Divulgação 

A programação de Juruti na COP30 viveu um novo momento com o início das atividades no Pavilhão Pará - Municípios na COP30, espaço que reúne municípios paraenses para apresentar suas culturas, economias e identidades regionais. De 17 a 21 de novembro, o pavilhão será palco de exposições, degustações, rodas de conversa e apresentações que valorizam a diversidade dos municípios dentro da Conferência do Clima.

A abertura aconteceu na segunda-feira, 17 de novembro e contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o Ministro das Cidades, Jader Filho, o Governador Helder Barbalho, a Vice-governadora Hana Ghassan, além da Prefeita de Juruti, Lucidia Batista e da secretária de Meio Ambiente, Nayme Lopes.

O Stand de Juruti apresenta peças das artesãs da AMJU (Associação dos Artesãos de Juruti), da senhora Marinalva, da Etnia Sateré-Mawé, e da artesã Daniela Batista. O público também pode degustar produtos tradicionais, como a farinha de piracuí e o leite de onça, que evidenciam elementos da culinária regional.

A agenda desta semana inclui ainda atividades culturais e gastronômicas, além da participação de Juruti no Espaço Podcast, que será realizado no dia 19 de novembro. O episódio terá como tema “Produção Cultural e Economia Criativa” com a participação de Sebastião Júnior. A transmissão será feita pelo canal da SETUR no YouTube.

Na quinta-feira, 20 de Novembro, o pavilhão recebe a mostra gastronômica com a chef Judith Coelho, seguida de apresentações das Associações Folclóricas de Juruti Tribo Munduruku e Tribo Muirapinima, levando à COP30 um pouco da tradição e da força cultural que marcam o nosso Festival Folclórico dos Povos Indígenas. 

Com sua participação no Pavilhão Pará, Juruti evidencia a potência de sua cultura, valoriza seus talentos e contribui para o diálogo sobre as perspectivas e os caminhos da Amazônia.















#PrefeituraDeJuruti #COP30 #JurutiNaCOP30

0 Comentários