Hospital Regional de Castanhal amplia acesso à saúde especializada no Nordeste do Pará

Atendimento na unidade tem ênfase em oncologia e cirurgias em outras especialidades, beneficiando pacientes de 38 municípiosHospital Regional de Castanhal amplia acesso à saúde especializada no Nordeste do Pará

Há pouco mais de quatro anos, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) se tornou um marco na assistência em saúde para os moradores da Região Nordeste do Pará. Referência em atendimentos de média e alta complexidade, nos dois primeiros anos de funcionamento a unidade atendeu quase que exclusivamente pacientes diagnosticados com Covid-19. A partir de 2023, seu perfil de atendimento passou a ter ênfase em oncologia, beneficiando pacientes de 38 municípios, oferecendo diagnóstico, tratamento e acolhimento com qualidade e humanização.

Entre as cirurgias ofertadas estão bucomaxilofacial, de cabeça e pescoço, do aparelho digestivo, plástica e torácica, e também nas especialidades Dermatologia, Mastologia, Neurocirurgia, Oncoginecologia, Urologia e Vascular. O HRPC conta ainda com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, que realiza exames e procedimentos, como biópsias, ressonância magnética, tomografia e sessões de quimioterapia.

Hemodiálise e pesquisa
O avanço dos serviços é constante. Em 2023, a unidade implantou a quimioterapia, a Agência Transfusional com atendimento 24 horas, a Central de Material e Esterilização, o Centro Cirúrgico e o Serviço de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise). Em 2024 foi implantado o Centro de Ensino e Pesquisa (CEP), com abertura para estágios de estudantes de Ensino Superior. Em janeiro de 2025, entrou em funcionamento o Serviço de Hemodinâmica, que realiza diagnósticos e tratamentos minimamente invasivos nas áreas neurológica e de radiologia intervencionista. A ampliação reforça o compromisso do Hospital em oferecer mais acesso a serviços de ponta à população. Para 2026 está prevista a implantação do Serviço de Radioterapia, o que tornará o HRPC ainda mais completo no atendimento oncológico.

Cuidado que muda histórias
Moradora de Castanhal, Andreia Alves, 39 anos, iniciou o tratamento contra o câncer de mama no HRPC em janeiro de 2025. Ela passou por cirurgia, e agora realiza sessões de quimioterapia. A confiança no Hospital veio da experiência anterior com o pai e o irmão, que também foram atendidos no Regional. “Aqui é referência no tratamento de diversos tipos de câncer. Nunca imaginei que passaria por isso como paciente, mas desde que comecei a vir, percebi o quanto todos aqui são humanos e acolhedores. Do porteiro aos médicos, todos são gentis e fazem a gente se sentir segura”, afirmou. Para Andreia Alves, ter o tratamento perto de casa faz toda a diferença. “Posso vir para as consultas e sessões, e ainda levar minha filha para a escola. Se tivesse que ir até Belém, isso seria impossível”, completou.

Outra paciente que ressalta a qualidade do atendimento é a esteticista Jeannefer Barbosa, 34 anos, que está concluindo tratamento contra o câncer de mama, iniciado em outubro de 2024. “Ter o Regional em Castanhal facilita muito para quem mora aqui e nas cidades vizinhas. Fiz a radioterapia em Belém, e foi muito cansativo enfrentar o trânsito todos os dias. Agora, faço só o acompanhamento no HRPC, onde me sinto acolhida. Todos são muito atenciosos comigo. Estou quase recebendo alta, e serei sempre grata”, relatou.

Assim como Andreia e Jeannefer, o paciente Marcelo Nunes dos Santos, 52 anos, morador do município de Curuçá (nordeste paraense), também encontrou no HRPC o cuidado que transforma vidas. Há mais de um ano ele faz hemodiálise, e se emociona ao falar do carinho que recebe da equipe. “Eles são a minha segunda família. Sem eles, eu não conseguiria enfrentar esse tratamento. Eu venho para Castanhal, e sempre que posso até mimo a todos. Trago frutas, peixe, chocolate. Amo todos eles, e sou muito grato ao que fazem por mim”, contou Marcelo.

Para a diretora do HRPC, Patrícia Hermes, cada novo serviço implantado amplia o acesso da população a um atendimento especializado, humanizado e mais próximo dos pacientes. "Nos últimos anos, tivemos a satisfação de inaugurar sete novos serviços em nossa unidade, cada um deles para atender às reais necessidades da população. Essas entregas representam mais do que expansão estrutural: significam acesso facilitado, atendimento especializado e cuidado humanizado, próximo de quem mais precisa. Nosso compromisso é continuar avançando, fortalecendo a rede pública de saúde e garantindo que cada paciente encontre aqui acolhimento, qualidade e resolutividade", destacou a gestora.

Texto: Patrícia Baia - Ascom/HRPC

0 Comentários