Hospitais Regionais garantem saúde de qualidade à população do oeste do Pará

Unidades de Santarém e Oriximiná, que integram a rede hospitalar do governo do Estado, são referências em assistência eficiente em várias especialidades

Aqui está o texto original conforme solicitado:

Hospitais Regionais garantem saúde de qualidade à população do oeste do Pará

Unidades de Santarém e Oriximiná, que integram a rede hospitalar do governo do Estado, são referências em assistência eficiente em várias especialidades

Por Governo do Pará (SECOM)
26/11/2025 08h30

Em janeiro deste ano, Gilvane Hollerverger, 62 anos, iniciou um tratamento oncológico no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste paraense. Morador do município de Placas, na Região de Integração Xingu, ele até pensou em buscar uma unidade de saúde fora do Pará, mas depois decidiu se tratar mais perto de casa.

"Nós optamos por aqui mesmo. Sabemos que o tratamento é o mesmo, então preferimos fazer aqui em Santarém, onde estamos em casa. É muito melhor, com toda a certeza. Somos muito bem tratados pelos médicos, enfermeiros, por todos os profissionais. Tá dando tudo certo, e eu já me considero curado dessa doença. Espero que Deus me acompanhe, e que eu seja felizardo em vencer este mal", disse o paciente.

Ele passou por cirurgia na unidade, e agora faz as sessões de quimioterapia a cada 15 dias, conseguindo se deslocar para o tratamento com tranquilidade, saindo de Placas, que fica a cerca de 300 quilômetros de distância, até Santarém.

Atendimento integral
O HRBA é habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e oferece atendimento completo, garantindo assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, do diagnóstico ao tratamento.

"A gente vem aos domingos, e ele passa a segunda e terça fazendo as sessões. Depois, na terça-feira à noite, a gente já volta de ônibus. Escolhemos ficar aqui porque é muito mais perto, e ele nunca quis sair daqui. Para mim, está tudo maravilhoso, e graças a Deus estamos aqui, sendo muito bem atendidos por todos os profissionais", informou a esposa de Gilvane, Marta Elisa Chiodi Hollerverger.

Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, em 29 municípios do oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas funciona há 18 anos. É uma unidade fundamental para a descentralização dos serviços de saúde no Estado. Entre 2019 e setembro de 2025, o HRBA realizou mais de 7 milhões de atendimentos, entre consultas, exames, cirurgias, internações, sessões de hemodiálise e outros serviços.

Próximo à família
Ruth da Cruz Peixoto, 65 anos, é paciente do Hospital Regional desde 2009. Natural do município de Prainha, a cerca de 150 km de Santarém, ela faz sessões de hemodiálise no Centro de Terapia Renal Substitutiva (CRTS) da unidade três vezes na semana. Com o tratamento mais próximo, ela consegue visitar a família aos finais de semana. "Não tinha o tratamento na minha cidade e vim para cá. Foi muito importante porque, aqui em Santarém, estou mais perto da minha família. Em Belém, seria muito mais complicado. Consigo visitá-los, e mato um pouco da saudade. O tratamento para mim é muito bom. Todos me tratam muito bem", destacou.

O HRBA oferece atendimento em 20 especialidades médicas, e já se consolidou como referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, e Terapia Renal Substitutiva. A instituição mantém ainda a certificação de excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível III, que atesta o alto desempenho na segurança e qualidade do atendimento prestado aos usuários.

"Somos uma unidade de referência, e temos orgulho de poder oferecer um serviço de saúde de qualidade aos moradores de Santarém e dos outros municípios da região oeste do Estado. Nosso compromisso é oferecer a melhor assistência possível, e para isso contamos com uma equipe capacitada, que trabalha todo dia para cuidar dos nossos pacientes. Os paraenses sabem que podem contar com o HRBA como uma unidade de excelência", garantiu o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho.

Rede fortalecida
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) é referência em Ortopedia e Traumatologia para os municípios da área conhecida como Calha Norte, no oeste paraense. Desde sua entrega, em 1º de outubro de 2024, a unidade realizou cerca de 65 mil atendimentos, 54.159 exames e 878 cirurgias, tornando-se um importante centro de saúde pública no interior do Pará.

Com 26 leitos de enfermaria, 16 de acolhimento e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o HRMJ oferece assistência de média e alta complexidade, fortalecendo a rede estadual de atenção hospitalar. Além de atender a população de Oriximiná, o Hospital garante suporte aos municípios de Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Prainha e Terra Santa, e ainda recebe pacientes de outras regiões do Estado.

Entre os beneficiados está Maria Antonieta Andrade de Vasconcelos, 39 anos, técnica em Enfermagem e moradora do município de Óbidos. Ela sofreu um acidente em 8 de outubro e recebeu atendimento rápido na unidade. "Hoje estou recebendo alta aqui do Hospital Regional de Oriximiná. Sofri um acidente e fraturei o punho. Com a facilidade de ter o atendimento mais próximo da minha cidade, consegui realizar todo o tratamento aqui no Regional", relatou Maria Antonieta.

Celeridade e qualidade
Os hospitais regionais têm papel essencial na descentralização dos serviços de saúde pública, levando atendimento ambulatorial, cirúrgico e exames para diversas regiões do Pará. Se antes muitos pacientes precisavam se deslocar até Belém ou municípios mais próximos em busca de atendimento especializado, hoje encontram estrutura e resolutividade mais próximo de suas residências.

"Desde o meu acidente, o município de Óbidos solicitou minha transferência para o Regional de Oriximiná. O processo foi rápido e a equipe muito atenciosa. Fiquei muito satisfeita com o meu tratamento", completou a paciente.

O HRMJ conta com uma equipe multiprofissional composta por especialistas em enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, assegurando qualidade e eficácia nos cuidados prestados.
A unidade também dispõe de serviços laboratoriais e de imagem, além de atendimento em sete especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral e Ginecológica, Ortopedia e Traumatologia e Medicina Intensiva.

A diretora-geral, Katiuscya Braga, destacou a importância do Hospital para a população. “Oferecemos assistência de média e alta complexidade, com realização de diagnósticos, procedimentos cirúrgicos nas especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia e Ortopedia, além de atendimento especializado e cuidados voltados aos tratamentos mais complexos”, ressaltou.

Localizadas no oeste do Pará, o HRBA e o HRMJ prestam serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. As duas unidades pertencem ao Governo do Pará, sendo administradas pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Fonte: Agência Pará

0 Comentários