Governo do Estado fortalece educação pública do Marajó com entrega de escola totalmente reconstruída

Com investimento superior a R$ 4 milhões, a unidade passa a atender 502 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

BREVES (PA) – O município de Breves recebeu, nesta terça-feira (25), a nova Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Elizete Fona Nunes, completamente reconstruída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A entrega marca mais um avanço para a educação do Arquipélago do Marajó e representa a 173ª escola reconstruída pela atual gestão estadual, dentro do programa de modernização da rede pública paraense.

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou o compromisso com a educação e com os municípios da região.
“O Marajó é prioridade em nossa gestão. Cada escola reconstruída representa mais dignidade, mais oportunidade e mais futuro para as nossas crianças e jovens. Entregar uma unidade moderna como esta, aqui em Breves, reforça que a educação está no centro do nosso projeto de desenvolvimento para o Pará.”

A Vice-governadora Hana Ghassan, destacou a importância da escola para a comunidade.

"Entregamos a escola totalmente reconstruída para os nossos jovens, que tem que estar na escola e entregamos ela totalmente modernizada, equipada, dando mais condições tanto para os professores quanto para os alunos. É uma oportunidade, é um compromisso do nosso governo para a educação".

Com investimento superior a R$ 4 milhões, a unidade passa a atender 502 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos da manhã, tarde e noite. A nova estrutura conta com salas de aula modernas, sala dos professores, banheiros, laboratório de informática, copa, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), direção, lanchonete e coordenação pedagógica.

O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, ressaltou o impacto da entrega.
“A escola representa o padrão de qualidade da rede estadual. São espaços modernos, climatizados, com laboratório e tecnologia, alinhados ao que defendemos, de oferecer condições adequadas para que estudantes aprendam mais e professores possam trabalhar melhor. Com esta entrega, chegamos à 173ª escola reconstruída e seguimos firmes para transformar toda a educação paraense.”

A estudante Larissa Morais, da 3ª série, destacou a transformação.
“A escola está linda. As cores, as salas organizadas, os computadores. Tudo chamou atenção. Uma estrutura climatizada ajuda muito no aprendizado. Espero que os novos alunos aproveitem."

O diretor Jedielson Ferreira da Cruz comemorou o novo momento da comunidade escolar.
“É um dia histórico. A escola estava abandonada e agora está transformada, climatizada, com espaços adequados. Agradeço ao governador e à vice-governadora por nos proporcionar esse ambiente maravilhoso. Estou muito feliz”.

Já a estudante Kelly Lobato Soares, de 15 anos, reforçou a diferença.
“Onde estudávamos antes era muito quente e desorganizado. Aqui tudo é adequado. O que mais gostei foi da sala de informática. Estamos ansiosas para o início do ano letivo.”

Tecnologia para professores

Como parte da política de modernização tecnológica, também foram entregues 198 kits de chromebooks para professores de Anajás, Bagre, Breves, Gurupá, Melgaço e Portel, além da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Breves. Os equipamentos serão usados para fins pedagógicos e administrativos, dentro do programa Conecta Educação, realizado em parceria com o Governo Federal, que entregará 17 mil para todos os professores da rede.

Sala de Inovação e Educação Híbrida

A escola também sedia a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Educação (Mec), com estúdio equipado com câmeras robóticas, kits de iluminação, ilhas de edição e tecnologias para produção de conteúdos educativos.

Com esta entrega, o Pará passa a contar com quatro unidades da RIEH, em Belém, Marabá, Santarém e agora Breves. A iniciativa fortalece práticas inovadoras e amplia tempos e espaços de aprendizagem, integrando ambientes presenciais e virtuais, com foco no protagonismo dos estudantes e no uso pedagógico de tecnologias.

Fonte: Agência Pará 

0 Comentários