Espaço da Embrapa em Belém apresenta tecnologias de baixo carbono e inovação para o agronegócio com responsabilidade socioambiental
Foto 1: Marcelo Lelis / Ag. Pará
O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta quarta-feira (19), da programação da AgriZone, espaço organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Belém, no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A iniciativa reúne experiências, tecnologias e soluções voltadas à agricultura sustentável, fortalecendo o papel estratégico do agronegócio brasileiro com responsabilidade ambiental.
Acompanhado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o governador percorreu os estandes da AgriZone e participou do descerramento da placa oficial do espaço. A programação inclui demonstrações tecnológicas, painéis e palestras que abordam inovação, tecnologias de baixo carbono e práticas que tornam a produção agropecuária mais resiliente aos efeitos das mudanças climáticas.
“É histórico!”, definiu Helder Barbalho.
“Esta foi uma estratégia acertada do governo brasileiro, por meio da Embrapa e do Ministério da Agricultura, em parceria com o Governo do Pará, ao permitir um espaço credenciado de visitação para apresentar as boas experiências do Brasil”, afirmou.
O governador também destacou o papel do país na segurança alimentar global.
“O Brasil tem excelência na produção de alimentos e pode liderar pelo exemplo, com atividades sustentáveis, responsabilidade ambiental, inovação e tecnologia. Isso nos permite posicionar o país como um player estratégico, conciliando preservação ambiental e desenvolvimento produtivo”, completou Helder Barbalho.
Inovação e práticas sustentáveis
Entre as inovações apresentadas ao chefe do Executivo paraense, uma chamou a atenção: um robô desenvolvido para facilitar a colheita de açaí. A tecnologia permite que o equipamento suba nos açaizeiros e corte os cachos, eliminando a necessidade de escalada manual, reduzindo riscos de acidentes e agilizando o processo produtivo.
A comitiva também visitou o estande do Sebrae, onde foi apresentado um viveiro com cultivos de hortaliças e ervas sem uso de agrotóxicos. O modelo reforça o uso de práticas sustentáveis para estimular a produção local, promovendo saúde, segurança alimentar e preservação ambiental.
A AgriZone integra a programação paralela à COP30 e contribui com a construção de caminhos para uma agricultura mais equilibrada, com foco na resiliência climática e na valorização de tecnologias que respeitam o meio ambiente.
Fonte: Agência Pará





0 Comentários