EGPA leva à COP30 debate sobre o futuro da Amazônia e o papel transformador do servidor público

A EGPA estará presente no Pavilhão Pará, espaço do governo do Estado na Green Zone da COP30, que será aberto ao público. O painel irá debater a importância do servidor público como agente de transformação

Foto: Divulgação

Com o tema “Escolas de Governo e o Futuro da Amazônia: A Agenda Pós-COP30 na Perspectiva ESG para Servidores e Serviços Públicos”, a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) estará presente na COP30, no dia 18 de novembro, na Green Zone, em Belém, com o objetivo de propor e consolidar uma agenda sustentável que fortaleça a atuação do servidor público como agente de transformação na Amazônia, além de discutir o papel das Escolas de Governo na construção do futuro da Amazônia sob a ótica ESG (Ambiental, Social e Governança).

As Escolas de Governo, ao incorporarem o ESG em seus currículos e metodologias, tornam-se laboratórios de inovação, ética e sustentabilidade, promovendo a formação de profissionais conscientes e preparados para liderar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável.
A EGPA, por meio do seu Laboratório de Inovação e Governança, já atua nesse sentido, oferecendo capacitações, cocriando soluções junto a comunidades e conectando a Agenda 2030 da ONU às realidades amazônicas. Durante a COP30, a instituição também apresentará seu planejamento para o período pós-COP30, com foco em ações de formação e fortalecimento do serviço público.

O servidor como agente público:
O painel da autarquia será apresentado pelo coordenador do Laboratório de Inovação (LabInov) e de Educação a Distância (EaD), Reinan Abreu, que explica que o tema da proposta apresentada surgiu da compreensão de que o servidor público tem um papel estratégico na construção de um novo modelo sustentável para a Amazônia. Logo, o tema reforça a ética, responsabilidade e a inovação na gestão pública.
"O governo do Pará, por meio da EGPA, está comprometido em fazer da Amazônia um exemplo de gestão pública verde, colaborativa e inovadora, onde o servidor sempre se destaca como protagonista dessa mudança e das políticas públicas que desejamos", explica o coordenador.

Para o diretor-geral da EGPA, Helvio Arruda, o tema que será apresentado reforça o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor público:
"A Escola de Governança Pública do Estado do Pará não poderia ficar de fora deste importante evento da COP30, então, estaremos no dia 18 de novembro prestigiando o trabalho que será apresentado por meio do nosso laboratório de inovação", fala o diretor.

Serviço:
Painel da EGPA na Green Zone: “Escolas de Governo e o Futuro da Amazônia: A Agenda Pós-COP30 na Perspectiva ESG para Servidores e Serviços Públicos”.
Dia: 18 de novembro (terça-feira)
Horário: 13h30 às 14h20
Local: Pavilhão Pará, espaço do governo do Estado na Green Zone, Belém
Sala: Castanheira

Fonte: Agência Pará 

0 Comentários