DNIT afirma que interdição da ponte sobre o Rio Itacaiunas é preventiva e descarta risco de colapso

Interdição foi realizada para inspeção especial de rotina, sem risco iminente à estrutura da ponte, com desvio de tráfego para garantir a segurança dos motoristas.
Divulgação 

Após a repercussão sobre o surgimento de rachaduras e o possível risco estrutural na segunda ponte sobre o Rio Itacaiunas, em Marabá, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou, por meio de nota, que não há indício de risco de colapso na estrutura. Segundo o órgão, a interdição realizada no domingo (23) tem caráter exclusivamente preventivo.

De acordo com o DNIT, a ponte localizada na BR-230/PA foi fechada para a execução de uma inspeção especial, procedimento que integra a rotina de manutenção das obras de arte especiais da malha federal. O trecho foi sinalizado para alertar motoristas sobre a interrupção do tráfego.

A autarquia destacou que a inspeção busca garantir a segurança da estrutura e orientar o planejamento de eventuais serviços de reforço. Esses procedimentos, segundo o órgão, são usuais em construções de grande porte e com fluxo elevado de veículos.

O DNIT explicou que a inspeção exige acesso direto a componentes estruturais e utilização de equipamentos específicos, o que só é possível com o tráfego totalmente interrompido.

Ainda segundo o órgão, o desvio do fluxo para a ponte adjacente mantém a circulação na rodovia, sem prejuízo significativo ao trânsito na região.

0 Comentários