Ainda neste ano, 76 escolas e centros comunitários serão contemplados com a entrega de obras literárias e jogos educativos
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou nesta semana a distribuição de aproximadamente 3.500 livros para escolas públicas de Belém, Ananindeua e Marituba, municípios da Região Metropolitana, nas áreas de atuação do Projeto de Desenvolvimento do Saneamento do Pará (Prodesan).Nesta terça-feira (4), houve distribuição para 15 unidades de ensino nos bairros Jurunas, Condor, Batista Campos e Terra Firme, em Belém. Foram entregues coleções literárias infantis e outras obras educativas, que serão utilizadas por alunos e professores.
Até o próximo mês, 76 escolas e centros comunitários, além de aproximadamente 30 mil pessoas, serão beneficiados com doações de caixas de livros e jogos educativos.
“Estamos muito felizes com o resultado da campanha, as doações e a receptividade nas escolas, porque sabemos o quanto a leitura pode mudar vidas. Certamente, esse material será utilizado da melhor forma, para fortalecer a educação através do incentivo e acesso à leitura”, disse Layla Gomes, subcoordenadora Ambiental e Social do Prodesan-Pará.
Além de representantes da Cosanpa, a entrega contou com a participação de integrantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), órgão que arrecadou mais de 3 mil livros para doação, durante gincana interna realizada no primeiro semestre do ano, como parte das ações de celebração dos 40 anos da Procuradoria.
"Entendemos que levar livros e garantir esse acesso de crianças e jovens à literatura é dar acesso a uma ferramenta de informação poderosa, para construção do senso crítico e acesso ao conhecimento”, disse Eduarda Lobo, servidora da PGE e membro do Comitê Organizador das celebrações pelos 40 anos da PGE.
Formadora em Língua Portuguesa na Seduc, Williane Santos reforçou a importância dos novos materiais para os alunos. “Não existe professor sem livro e escola sem leitura. Assim, a gente vai despertando o gosto pela leitura, pela educação, pelo conhecimento e pela formação desses nossos cidadãos, que estão aqui com a gente para crescer e somar com a sociedade”, destacou Williane Santos.
A campanha de arrecadação de livros foi realizada pela Cosanpa, em março deste ano, como parte das ações do Prodesan Cidadania, que tem como objetivo expandir os impactos sociais positivos no entorno das obras de saneamento do Projeto, fomentando a leitura nas unidades escolares, para transformá-las em ambiente de transformação social, participação comunitária e promoção de direitos.
Portal do Carpê


0 Comentários