COP em Belém supera expectativas e se torna uma das maiores da história

A contagem verificada pelo Carbon Brief considerou os 56 mil delegados inscritos para a conferência de Belém.A COP30, que está acontecendo em Belém, já é considerada uma das maiores conferências climáticas da história. Até o momento, a participação chegou a 56 mil delegados inscritos, colocando o evento como a segunda maior conferência do clima, atrás apenas da COP de Dubai, que em 2023 registrou o maior público até então. Este número pode variar até o final da conferência, já que a presença efetiva costuma ser um pouco menor que a quantidade de inscritos. A previsão é que a COP30 permaneça entre as maiores conferências, mesmo com uma possível redução de 10 mil participantes, já que, em média, o número final de delegados presentes costuma ser inferior.

De acordo com dados provisórios fornecidos pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), 193 países estão participando da COP30, além da União Europeia. A maior delegação é a brasileira, com 3.805 pessoas, seguida por China, Nigéria, Indonésia e República Democrática do Congo.

Um outro marco importante desta COP é o número recorde de delegados que acompanham as negociações de forma virtual, que já ultrapassa os 5 mil participantes. No total, a COP30 deve ter um impacto considerável, e as discussões sobre o clima ganharam visibilidade e protagonismo, com destaque para a região amazônica.

A COP30 promete, assim, ser um evento histórico, não só pela sua grande participação, mas também pelos importantes debates que estão sendo gerados em torno da preservação ambiental.

Fonte: Debates Carajás 

0 Comentários