Cerca de 300 pessoas participam de ações da campanha contra o 'Assédio no Ambiente de Trabalho' no Lago Grande

Durante dois dias, a comunidade escolar recebeu orientações acerca do tema.

A campanha da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contra o assédio no ambiente de trabalho segue realizando ações em todo o município. Na última semana, o Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 320/2025, em parceria com o setor Psicossocial da Semed, percorreu localidades levando orientações às unidades escolares sobre a importância da prevenção e das formas de denúncia. Desta vez, as atividades chegaram às comunidades do Alto e Médio Lago Grande, alcançando um público de cerca de 300 pessoas em rodas de conversa e formações com servidores.

A realização dessas ações fora da área urbana reforça o compromisso da Secretaria em vivenciar outras realidades e garantir uma atuação mais presente e acolhedora. No dia 18, as atividades ocorreram na comunidade Soledade; já no dia 19, as palestras foram realizadas na Vila de Curuai.

De acordo com Lidiane Leal, membro do GT, a iniciativa busca tornar cada participante um multiplicador das informações: “A proposta é que cada servidor compreenda que o assédio no ambiente de trabalho afeta diretamente a saúde mental dos trabalhadores e, consequentemente, a qualidade das relações no ambiente escolar e o processo de aprendizagem dos alunos.”

Para a gestora Georgeane Lima, que participou da palestra na Escola Municipal Sansão Bento Lourido, a ação foi esclarecedora ao permitir que os servidores reconheçam situações de assédio e saibam como agir: “É ótimo termos esse entendimento e trabalharmos em um ambiente saudável. Aprendemos muito. A palestra nos trouxe essa reflexão para o nosso trabalho e para a nossa vida, porque prezamos pela ética e pelos valores. Só temos a agradecer à equipe que veio até aqui. Essa descentralização é importante, pois evita que os servidores precisem se deslocar até a cidade.”

As ações da campanha continuarão chegando a outras escolas, tanto da zona urbana quanto das regiões de rios e planalto, com o objetivo de garantir que todos os servidores entendam o que caracteriza o assédio e conheçam os procedimentos necessários para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Fonte: Agência Santarém 

0 Comentários