Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar de maneira irregular é uma infração grave, resultando em multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e possível remoção do veículo.
MARABÁ (PA) – Nos últimos anos, Marabá tem enfrentado uma série de acidentes graves causados pela má conduta de motoristas, especialmente devido ao estacionamento irregular de caminhões e carretas na região sudeste do Pará. Um exemplo recente ocorreu no dia 16/11, na Avenida Boa Esperança, no núcleo Cidade Nova, onde o motociclista Valdean Costa dos Santos colidiu com a traseira de um caminhão estacionado de forma inadequada, resultando em sua morte.Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar de maneira irregular é uma infração grave, resultando em multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e possível remoção do veículo. A lei proíbe o estacionamento em locais como esquinas, faixas de pedestres, ciclovias, acostamentos, frente a garagens ou guias rebaixadas, e em áreas com sinalização de proibição de estacionamento.
Caminhões de grande porte são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes de trânsito no Brasil, mas sua participação nas fatalidades é desproporcionalmente alta, representando quase 50% das mortes nas rodovias federais. Acidentes envolvendo caminhões são duas a três vezes mais letais que os envolvendo apenas veículos menores, devido ao tamanho e peso dos caminhões.
Entre as principais causas dos acidentes estão problemas de visibilidade, como caminhões estacionados próximos a esquinas, curvas ou cruzamentos, que obstruem a visão de outros motoristas, aumentando o risco de colisões. Além disso, fatores como falta de atenção, negligência e pressão por cumprir horários também contribuem para que motoristas estacionem em locais proibidos. O cansaço ao volante, devido a longas jornadas de trabalho, também pode prejudicar o julgamento do motorista no momento de estacionar.
Esse cenário já resultou em várias mortes de pessoas que bateram em carretas e caminhões estacionados irregularmente nas ruas de Marabá. É essencial que os motoristas de caminhões adotem práticas mais responsáveis, respeitem rigorosamente o Código de Trânsito Brasileiro e que haja mais fiscalização e conscientização para reduzir os acidentes e preservar vidas, garantindo mais segurança nas vias de Marabá e em todo o país.
(Erika Marinho - Estagiária)


0 Comentários