O documento acompanha um anexo detalhado e confirma que itens brasileiros na redução, entre eles a castanha-do-pará.
Foto: Joyce N. Boghosian/Casa Branca e Ricardo Stuckert/PR
Uma nova ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta sexta-feira (14/11), incluiu o Brasil entre os países impactados pela redução de tarifas sobre uma série de produtos agrícolas. O documento, acompanhado de um anexo detalhado, confirma que itens brasileiros — entre eles a castanha-do-pará — passam a ter alívio nas taxas extras impostas pelo governo norte-americano no início deste ano.
De acordo com o anexo que acompanha a ordem, a “Brazil nuts”, nome internacional da castanha-do-pará, está entre os produtos que terão a taxa adicional reduzida. O texto esclarece que todos os itens classificados nas disposições da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) dos Estados Unidos e listados no documento não estão mais sujeitos às tarifas impostas pelo Decreto Executivo 14.257.
Assinado em 2 de abril de 2025, o decreto havia imposto sobretaxas de até 10% sobre diversos produtos importados do Brasil. A medida gerou tensão comercial entre os dois países e mobilizou negociações diplomáticas para reverter os impactos no agronegócio brasileiro.
Segundo Trump, a nova decisão se baseia em recomendações internas e na análise de fatores como demanda doméstica e capacidade produtiva dos EUA. O presidente afirmou que a modificação do escopo das tarifas é “necessária e apropriada” diante do cenário atual e das tratativas com parceiros internacionais — entre eles o Brasil.
A reversão das tarifas ocorre em meio a intensas conversas entre Brasília e Washington. Na quinta-feira (13/11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve na capital norte-americana para se reunir com o secretário de Estado, Marco Rubio. Vieira entregou uma proposta formal e afirmou que recebeu sinais de que um posicionamento definitivo dos EUA seria entregue “muito proximamente”.
Conforme o chanceler brasileiro, os norte-americanos analisam o caso com “toda atenção”. A expectativa é de que uma definição completa sobre o tarifaço e seus efeitos sobre produtos brasileiros seja apresentada ainda nos próximos dias.
A medida norte-americana afeta diretamente setores estratégicos para a economia brasileira, como café, carne bovina, frutas e castanhas. A redução das tarifas pode abrir espaço para ampliar a competitividade dos produtos nacionais no mercado americano, considerado um dos mais relevantes do mundo.
Portal do Carpê

0 Comentários