O investimento anunciado pelo governo federal, em conjunto com a prefeitura municipal, deverá contemplar obras de infraestrutura que ainda não tiveram especificação detalhada no comunicado público.
Em anúncio realizado nesta sexta-feira (21/11) no encerramento da COP30 em Belém, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), e o ministro das Cidades, Jader Filho, informaram a liberação de R$ 20,5 milhões em investimentos para a infraestrutura do município, localizado no sudeste do Pará, na região de integração do Carajás.
O montante ocorre em um momento de reforço à agenda de desenvolvimento local. Goiano vinha defendendo, em eventos públicos, novos aportes estruturais para Parauapebas, com foco em atender demandas históricas da população. “Estamos felizes, porque nunca na história nós recebemos um montante de dinheiro igual o ministro está fazendo para Parauapebas. Isso vai se transformar em benefícios para a nossa gente e com certeza, vai ajudar muito,” afirmou Goiano durante o anúncio.
Já o ministro Jader Filho completou: “Primeiramente quero agradecer Aurélio, pela parceira. Nós vamos continuar trabalhando para que Parauapebas possa desenvolver com você, juntamente para que o município tenha uma infraestrutura que atenda as necessidades desse povo.”
O investimento anunciado pelo governo federal, em conjunto com a prefeitura municipal, deverá contemplar obras de infraestrutura que ainda não tiveram especificação detalhada no comunicado público. O prefeito e o ministro destacaram, porém, que o valor representa um salto significativo em recursos destinados à cidade, demonstrando a priorização de Parauapebas no âmbito das políticas de urbanização e melhoria das redes de serviços.
Parauapebas, com forte vocação mineradora e em plena expansão urbana, enfrenta desafios em infraestrutura urbana, mobilidade, saneamento e moradia que acompanham o crescimento acelerado da localidade. Com esse contexto, o aporte de R$ 20,5 milhões é visto como uma peça-chave para que a administração municipal avance em obras capazes de dar maior qualidade à vida da população.
O anúncio também marca um momento simbólico, já que foi feito no palco da COP30, conferência internacional sobre mudanças climáticas, realizada em Belém. Isso reforça a articulação entre agendas de desenvolvimento urbano e ambiental, em especial para regiões com forte presença mineradora, como é o caso de Parauapebas.
Agora, caberá à gestão de Aurélio Goiano e ao ministério responsável implementar o convênio, definir cronograma, metas e garantir a adequada aplicação dos recursos. A sociedade local acompanhará a evolução das obras e a concretização de uma promessa que, conforme destacou o prefeito, “nunca na história” havia tido esse volume para o município.
(Portal Debate)

0 Comentários