População pode procurar pontos de vacinação nos bairros Aparecida, Laguinho, Aldeia, Mapiri, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Interventoria, Esperança e Caranazal.
A Campanha de vacinação antirrábica 2025, promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde - Divisão Especializada de Controle de Zoonoses (NTVS/DECZ), segue em ritmo intenso e com grande adesão da população.
Durante o Dia D de abertura da campanha, realizado em 11 de outubro, 1.880 cães e gatos foram vacinados contra a raiva. Nos dias seguintes, os números cresceram expressivamente: 3.175 animais imunizados em 16 de outubro e 1.677 em 17 de outubro, totalizando 6.732 animais vacinados até o momento.
Os resultados demonstram o engajamento das equipes da Vigilância Animal e o compromisso dos tutores com a prevenção da raiva, uma zoonose grave e fatal tanto para os pets quanto para os seres humanos.
“A vacinação é a principal estratégia de prevenção contra a raiva e tem mostrado resultados expressivos em Santarém. O envolvimento da população e o empenho das equipes são fundamentais para garantir que nenhum animal fique sem imunização”, destacou Rose Brito, coordenadora da Divisão Especializada do Centro de Controle de Zoonose.
Próximos pontos de vacinação
Nesta quinta-feira (23), a Campanha Antirrábica segue com vacinação em bairros de Santarém. Já na sexta-feira (24), a campanha avança para os bairros Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Interventoria, Esperança e Caranazal, com pontos estratégicos montados em locais de fácil acesso à população.
As ações acontecem todas as quintas e sextas-feiras, até o dia 14 de novembro.
“A campanha reforça nosso compromisso com o cuidado integral à saúde. Cada dose aplicada representa um passo importante para manter nossa cidade livre da raiva e garantir o bem-estar dos animais e da população”, ressaltou Irlaine Figueira, secretária municipal adjunta de Saúde.
A Semsa reforça o pedido para que os tutores levem seus cães e gatos aos pontos de vacinação, portando a carteira de vacinação, coleira, guia ou caixa de transporte, garantindo a segurança de todos durante o atendimento.
Portal do Carpê com informações Agência Santarém
0 Comentários