Comitiva do projeto “Sebrae Conecta: Economia Verde e Empreendedorismo do Futuro” visitou o espaço nesta sexta-feira (17) para fortalecer ações de inovação, bioeconomia e educação ambiental em Santarém.
Nesta sexta-feira (17), a Escola da Floresta, um equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu a visita de uma comitiva composta por 30 integrantes da missão técnica “Sebrae Conecta: Economia Verde e Empreendedorismo do Futuro”, formada por autoridades, empresários, pesquisadores, comunidades e lideranças locais. O objetivo da iniciativa é debater inovação, sustentabilidade e a valorização dos ativos florestais da Amazônia.A comitiva incluiu a presença do secretário municipal de Educação, Nilton Araújo; do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; do diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick; do gerente regional do Sebrae no Baixo Amazonas, Paulo Dirceu; e de outros especialistas, como os enviados especiais da COP30, Sérgio Xavier e Philip Yang.
O Sebrae está atuando no fortalecimento da bioeconomia na região do Baixo Amazonas (PA), com foco em cadeias produtivas sustentáveis que combinam inovação, ciência e empreendedorismo, mantendo a floresta em pé. Desde 2024, o projeto-piloto tem apoiado 179 empreendimentos em áreas como turismo de base comunitária, biotecnologia, biofármacos, quintais agroflorestais e extrativismo.
Paulo Dirceu, gerente do Sebrae, destacou a importância da educação no desenvolvimento sustentável: "O empreendedorismo verde é um caminho sem volta. Trabalhar a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável é essencial para os novos modelos de negócio da região", afirmou.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, ressaltou o potencial transformador da parceria, dizendo: "Queremos fazer da Escola da Floresta um verdadeiro paradigma. Vamos estabelecer parcerias para que o Sebrae possa induzir e trazer tudo aquilo que temos em termos de economia sustentável e bioeconomia do bioma amazônico, garantindo geração de renda sem agredir o meio ambiente."
Nilton Araújo, secretário de Educação de Santarém, reforçou a importância da colaboração: "Esse espaço representa sustentabilidade e empreendedorismo, e será o ponto de partida para novos projetos que unam educação, bioeconomia e preservação da floresta."
O evento também contou com uma ação simbólica de plantio de mudas nativas da Amazônia, com a participação de alunos da Escola Municipal Fluminense.
Sobre o Projeto do Sebrae no Bioma Amazônico:
O Sebrae já realizou dezenas de capacitações e ações para fortalecer os empreendedores locais, e o Projeto Bioma Amazônico será apresentado como vitrine de soluções sustentáveis na COP30, destacando os resultados alcançados e o potencial de replicação do modelo em outros biomas brasileiros a partir de 2026.
Poetal do Carpê com informações agencia Santarém
0 Comentários