As estudantes da rede pública estadual representam o protagonismo feminino e o potencial da Amazônia em ciência e inovação
Foto: Reprodução
O talento e a criatividade das estudantes da rede pública estadual ganharam destaque nacional. As estudantes Emanuele Larissa Rocha Albarado, do 8º ano, e Anna Karoline Reis das Neves, do 9º ano, da Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho, localizada em Santarém, conquistaram o 1º lugar no Pará no Projeto Meninas na Tecnologia – Conexão Norte, Sul e Nordeste, iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Ao longo do ano, as estudantes participaram de formações em programação, eletrônica e robótica, que culminaram no desafio em desenvolver um jogo educativo sobre questões ambientais, utilizando um kit de componentes eletrônicos. Sob a orientação da professora Nara Roberta de Pádua Andrade, a equipe criou o jogo “Reciclagem COP 30”, uma proposta lúdica e interativa que ensina a correta separação de resíduos, unindo educação ambiental e inovação tecnológica.
Emocionada com o resultado, a professora orientadora Nara Roberta destacou o significado da conquista. "Ver o empenho e a criatividade das nossas meninas se transformando em uma conquista tão significativa é indescritível. Esta vitória não é apenas sobre tecnologia, é sobre dar voz e oportunidade. É a prova de que, quando investimos nas nossas alunas, estamos construindo um futuro onde as mulheres da Amazônia são protagonistas na ciência e na tecnologia", disse.
As estudantes também celebraram o resultado com orgulho. Para Emanuele Larissa, a experiência foi transformadora. “O projeto impactou de diversas maneiras na minha vida, durante nossos encontros eu aprendi coisas que eu jamais imaginei que aprenderia. Logo no início, estávamos aprendendo a teoria, quando fomos colocar em prática tudo que aprendemos e construir a maquete, foi um processo mais difícil, porém, eu não estava sozinha, eu tive a ajuda da minha parceira de equipe e da nossa orientadora, a professora Nara”.
O resultado também é fruto do trabalho colaborativo da equipe pedagógica da escola e do professor Márcio Conceição Bessa de Sousa, que atuou junto a estudantes do ensino médio durante o projeto. O prêmio simboliza o avanço de uma geração que une sensibilidade, inteligência e compromisso com o futuro sustentável da Amazônia.
Fonte: Agência Pará

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