Prefeitura de Santarém divulga programação oficial do Sairé 2025

Tradição, cultura e turismo fortalecem a identidade santarena

Na manhã desta terça-feira, 19, foi realizada uma coletiva de imprensa para apresentar a programação oficial do Sairé 2025. Durante o encontro, foram destacados os eventos que antecedem a programação principal. “No mês de julho, fizemos o lançamento do tema do Sairé em Alter do Chão e aqui na cidade. As agremiações dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi também realizaram eventos para lançar os temas que irão defender este ano. Estamos trabalhando desde o início do ano para mostrar que o Sairé não se resume apenas ao mês de setembro. Nossa cultura é fortalecida não só pelas pessoas que acompanham esses grandes eventos, mas também por aquelas que fazem cultura. Cada etapa do Sairé é pensada, vivida e celebrada pela própria comunidade. É uma festa que nasce das mãos do povo e carrega nossa identidade”, destacou a secretária municipal de Cultura (SEMC), Priscila Castro.

Com programação de 18 a 22 de setembro, em Alter do Chão, o tema do Sairé deste ano será “Cecuiara da Tradição”. De acordo com o coordenador do rito tradicional, Osmar Vieira, o termo de origem indígena carrega múltiplos significados, como nascimento, repasse, confraternização e despertar. Segundo ele, o tema simboliza o fluxo contínuo da tradição que passa de geração em geração por meio dos ritos, da oralidade e da expressão cultural do povo Borari.

O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio, ressaltou a relevância do Sairé como patrimônio cultural e atrativo turístico. “O Sairé é uma das maiores expressões da Amazônia, pois une fé, tradição e celebração popular. Além de fortalecer nossa identidade, movimenta a economia local, gera emprego e atrai visitantes do Brasil e do mundo para Santarém e Alter do Chão. É um evento que coloca nossa região em destaque no cenário nacional e internacional do turismo cultural”, afirmou.

O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, reforçou a grandiosidade da festa e o seu impacto para a cidade. “O Sairé é mais do que uma festa: é a celebração viva da nossa cultura. Reconhecido como manifestação da cultura nacional, o evento integra tradição, turismo, economia criativa e geração de oportunidades. A programação foi construída em parceria com a comunidade e garante momentos de devoção, espetáculos artísticos, além da valorização do nosso povo e de nossa história”, destacou o gestor municipal.

Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, ambos receberam apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola e Vivo. Agência oficial: Maná Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira a programação:

  • 30.AGO - Sábado - 20h - Lançamento Álbum Musical Boto Tucuxi
  • 6.SET - Sábado - 8h - Escolha dos mastros, 12h - Piracaia e Cortejo – Atração: Espanta Cão
  • 13.SET - Sábado - 7h - Café da Manhã – Local: Barracão do Sairé
  • 16.SET - Terça - 21h - Ensaio Técnico do Boto Tucuxi – Local: Lago dos Botos
  • 18.SET - QUINTA - 4:30h - Alvorada – Local: Alter do Chão
  • 21.SET - DOMINGO - 7h - Café da manhã – Local: Barracão do Sairé
  • 22.SET - SEGUNDA - 7h - Café da manhã – Local: Barracão do Sairé

Essa programação é apenas um recorte de um evento que mistura tradição, cultura e turismo e se configura como um marco da identidade de Santarém.

0 Comentários