Programa de Aquisição de alimentos fortalece alimentação saudável nas regiões de rios e planalto

Parceria entre a Prefeitura de Santarém, Ufopa e CONAB tornará mais saudável a alimentação escolar dos alunos

A alimentação dos alunos de 26 escolas municipais das regiões de rios e planalto de Santarém será reforçada a partir do mês de agosto. O fortalecimento se deve à articulação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o projeto Iaçá, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/PA), responsável pela execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e organizações que fornecem produtos oriundos de cooperativas e associações comunitárias.

Para promover a construção colaborativa do processo de comercialização da produção familiar, uma oficina foi realizada na manhã desta quinta-feira, 10, nas dependências da Ufopa Tapajós. Uma oportunidade de estreitar os laços e apresentar melhor o processo de produção até a chegada dos alimentos à mesa dos estudantes.

Participaram do encontro representantes da Prefeitura de Santarém, das secretarias municipais de Educação (Semed), Trabalho e Assistência Social (Semtras) e de Agricultura e Pesca (Semap); a coordenadora do projeto Centro Rede Iaçá, professora Danielle Wagner; a superintendente da CONAB/PA, Rosanna Vallinoto; além de lideranças das organizações Associação de Moradores Agroextrativistas e Indígenas do Tapajós (AMPRAVAT), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS) e Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais (AMTR).

Sobre a oficina, a coordenadora do Iaçá, Danielle Wagner, pontuou que a atividade foi pensada para celebrar os encontros e fortalecer os processos que promovam a soberania alimentar.

“Hoje, nós já ofertamos um café da manhã regional, com alimentos como o bolo de macaxeira, a batata-doce, a pupunha — tudo vindo das produções dos nossos parceiros, das organizações que estão aqui presentes. Então, esse é um momento importante para a gente fortalecer a alimentação escolar e exaltar os produtos oriundos dos territórios, que alimentam o nosso corpo e carregam também memórias afetivas”, disse.

O município de Santarém, através da Secretaria Municipal de Educação, tem uma política de segurança alimentar sendo trabalhada, com o intuito de garantir uma alimentação de qualidade para as crianças e adolescentes frequentadores das escolas públicas. Para atender a demanda, vários fornecedores vendem seus produtos para a Prefeitura, como o PAA, que visa a participação dos pequenos produtores, além de dar protagonismo às mulheres. Todo esse trabalho resulta em uma alimentação mais saudável para os alunos e mais renda para as comunidades.

“Considerando a política de segurança alimentar dentro do nosso município, o PAA conta com a doação simultânea do CONAB. O município recebe com muita alegria, através das escolas contempladas, com produtos produzidos por produtores que residem nas comunidades onde funcionam as escolas. É garantia de alimentação saudável, que nós sabemos de onde vem, e que serão aceitos nas nossas escolas como um forte aliado na alimentação escolar, fazendo com que as crianças fiquem mais nutridas”, enfatizou a coordenadora do Núcleo Técnico de Alimentação Escolar da Semed, Vanda Maia.O secretário adjunto da Semed, Nilton Araújo, destacou a importância desse tipo de parceria para a saúde e melhor aprendizado dos estudantes da rede municipal, além do fortalecimento que essas iniciativas promovem dentro das comunidades.

“A SEMED entra como uma das maiores parceiras nesse enorme e importante projeto. E atua como uma ‘ponte’, possibilitando que as produções cheguem até as crianças, dentro das escolas, funcionando como um caminho que promove o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades e consequentemente levando mais saúde para o alunado”, concluiu.

Escolas contempladas | Regiões de Rios e Planalto

  1. Escola Luiz Antônio Almeida - Aldeia Cabeceira do Amorim, Resex Tapajós Arapiuns
  2. Escola São Pedro - Aldeia Paricatuba, Resex Tapajós Arapiuns
  3. Escola Santa Luzia - Aldeia Muratuba, Resex Tapajós Arapiuns
  4. Escola Izidório Amaral - Aldeia Pajurá, Resex Tapajós Arapiuns
  5. Escola Francisca das Chagas Nascimento - PA/Curuá-una
  6. Escola Haroldo Veloso – Maicá, PA/Curuá-una
  7. Escola Boaventura Queiroz - São Brás, Eixo Forte
  8. Escola Perpétuo Socorro – Cucurunã, Eixo Forte
  9. UMEI Cucurunã – Cucurunā, Eixo Forte
  10. UMEI São Brás - São Brás, Eixo Forte
  11. Escola Antônio da Silva Barbosa - Vila Nova, Eixo Forte
  12. Escola São Sebastião – Carariacá, Arapixuna
  13. Escola Sant'ana - Vila Arapixuna
  14. Escola Onésimo Pereira de Souza – Guajará, Arapixuna
  15. Escola São Raimundo Nonato - Nova Vista, Resex Tapajós Arapiuns
  16. Escola São Miguel - Pau D'arco, Serra Grande do Ituqui
  17. Escola Antônio Pereira da Silva – Santarém-Miri, Planalto-Ituqui
  18. Escola Caetano Braga - Poço Branco, Planalto-Ituqui
  19. Escola Cristo Libertador - Nova Vitória do Ituqui, Planalto-Ituqui
  20. Escola Santo Antônio - Serra Grande, Planalto-Ituqui
  21. Escola União Santana - Santana do Ituqui, Planalto-Ituqui
  22. Escola Afro Amazônida - Quilombo de Murumuru
  23. Escola São João - Quilombo de Tiningu
  24. Escola Nossa Senhora das Graças - Quilombo de Nova Vista do Ituqui
  25. Escola Nossa Senhora do Livramento - Quilombo de Saracura
  26. Escola São Sebastião - Quilombo de Murumurutuba
Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários